A partir de agora é possível saber qual o político que mais ecoou nas redes sociais ou qual a ferramenta digital preferida dos internautas para falar sobre futebol. O Barómetro Social Media Portugal é um projeto da Identidade Digital (ID) e da Cision, duas consultorias de comunicação que pretendem analisar, mensalmente, quatro temas em Portugal: dois permanentes, política e futebol, e dois variáveis.
Renato Póvoas, parceiro da Identidade Digital, salienta a pertinência deste estudo que procura perceber “o que os portugueses escrevem diariamente nas redes sociais, local onde, efetivamente, passam cada vez mais tempo e onde exprimem as suas opiniões, sem filtro”.
Quanto aos resultados do mês de março [PDF], Vítor Gaspar foi o ministro com maior número de referências, chegando a ser citado quase três mil vezes, seguido de Miguel Relvas, que também foi mencionado em mais de duas mil ocasiões. Quanto aos líderes partidários, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é, de longe, o mais falado, com 8891 referências. Paulo Portas, do CDS-PP, surge na segunda posição, um pouco à frente de António José Seguro, do PS.
No futebol, o estudo verificou que o Benfica é o clube mais referido em todas as redes sociais analisadas, seguido do Porto, Sporting e Braga, respetivamente. Também se concluiu que, enquanto o Facebook é o canal predileto para se falar sobre futebol, a política ganha um maior espaço de discussão nos blogues.
Os principais espaços online observados neste estudo são o Facebook, o Twitter, blogues e fóruns de discussão. Este projeto pretende examinar diariamente os temas que mais ressoaram nestes meios de comunicação, sendo os resultados publicados na primeira semana de cada mês.