Jonh Maynard Keynes e Friedrich Hayek são nomes que poderão ser estranhos, exceto para aqueles que têm maior contacto com o mundo da economia. Contudo, as teorias destes dois economistas, principalmente as de Keynes, inspiraram as políticas económicas de bastantes governos. Um dos casos mais recentes e relevantes é a da administração Obama que é, assumidamente, Keynesiana.

As premissas destes dois economistas, ambos prémio Nobel, são estranhas a grande parte da população. Foi para mudar este panorama que os criadores do site EconStories criaram uma série de vídeos onde colocam os dois teóricos numa inédita batalha de rap. Keynes e Hayek “rimam” e tentam convencer o público acerca da supremacia dos seus ensinamentos. Apesar de, no vídeo, as teorias de Hayek parecerem ser coerentes, foram os ensinamentos de Keynes que vingaram no mundo. “We are all Keynesians now”, gaba-se o economista tornado “rapper”.

Enquanto Keynes é um autêntico defensor da intervenção do Estado na economia, o seu colega, o austríaco Friedrich Hayek, é a favor da “libertação” dos mercados económicos. Este último “rima” acerca dos chamados “bailouts” que premeiam os fracos – neste caso os bancos que vão à falência e que depois são “resgatados” e nacionalizados pelo governo. Já John Maynard Keynes “improvisa” acerca da necessidade do Estado investir na economia quando esta está deprimida. O economista assenta o seu rap na ideia de que uma economia é como um motor engripado: para recuperar precisa de uma “faísca”, no caso económico trata-se de investimento.

Além dos vídeos, os criadores da EconStories montaram uma autêntica campanha de marketing em torno da “batalha do século”. Através do seu website, é possível ter acesso a documentários económicos, blogue da marca e mesmo comprar adereços, como t-shirts e canecas referentes a esta “rap battle”. Com o mundo a sofrer os efeitos da maior crise económica desde a Grande Depressão de 1929, a EconStories procura pôr os leigos a decifrar a linguagem do “economês”.