O ano de 2011 foi recheado de prémios para o arquiteto Eduardo Souto de Moura. O portuense foi distinguido com o mais importante reconhecimento mundial na área da arquitetura, o prémio Pritzker, em março. A 14 de julho de 2011, Souto de Moura foi distinguido pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada do Porto com o doutoramento Honoris Causa.

Em setembro recebeu, pela terceira vez, o Prémio Secil de Arquitetura, pela Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Foi, também, eleito pelo jornal espanhol “El País” uma das cem personalidades que marcaram 2011, tendo sido o único português entre as escolhas ibero-americanas.

Já este ano foi considerado, pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), a Personalidade do Ano 2011, galardão a ser entregue no próximo 10 de abril.

Souto de Moura, que começou a sua carreira como colaborador do ateliê de Álvaro Siza Vieira, é, juntamente com este, considerado um dos mais relevantes arquitetos da sua geração. De entre as obras mais conhecidas de Eduardo Souto de Moura destacam-se o Estádio Municipal e o Mercado de Braga, a estação de Metro da Trindade, no Porto, a marginal de Matosinhos e a Casa das Artes, no Porto.

O prémio Personalidade do Ano, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, é entregue no dia 10 de abril no Casino Estoril. O evento tem início às 18h15 e vai contar com a presença da ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Fundada há 32 anos, a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal distingue, anualmente, uma pessoa ou instituição portuguesa. A escolha é feita por cerca de 50 jornalistas estrangeiros. Carlos Paredes, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes são algumas das personalidades já premiadas pela AIEP.