Quatro alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), fazendo-se acompanhar pela Faculty Advisor desta faculdade, Renata Blanc, vão representar Potugal e a universidade numa das maiores competições internacionais no mundo dos negócios.

Filipa Loureiro, Hugo Voltz, Isabel Sá e Tiago Devesa são os alunos que vão representar Portugal nos EUA, no Global Business Case Competition (GBCC). Esta competição decorre anualmente nos EUA e conta com a participação de faculdades e de estudantes universitários de doze a catorze países diferentes.

No concurso, todos os alunos vão ter que resolver casos reais de negócios e apresentar planos e soluções para os mesmos. O júri, composto por elementos da comunidade empresarial do país anfitrião, decide, posteriormente, quais as melhores propostas e quais serão as vencedoras. O GBCC é organizado pela University of Washington Foster School of Business e os estudantes terão que estar fechados durante 48 horas a resolver o caso de estudo.

A FEP foi convidada a participar no evento já que foi vencedora do International Case Competition, em Maastricht (em maio de 2011), uma competição na qual foram finalistas a Universidade da Flórida (EUA), a Universidade de Concordia (Canadá) e a Universidade Simon Fraser (Canadá).

O nível internacional é muito exigente, mas diz Renata Blanc, professora na FEP, é “um orgulho participar no evento e ser convidado”. “Esperamos ganhar, mas o nosso objetivo é ter um bom desempenho”, esclarece.

Para a professora, “estes convites são um indicador” de que os alunos portugueses “estão muito bem preparados”. Renata Blanc garante que a faculdade tem recebido contactos para eventos como este de todas as partes do mundo e começou já a “selecionar os convites” para os concursos e acontecimentos a que vão. Tal acontece, diz a professora, por “limitações orçamentais”, que impedem a presença da faculdade em alguns eventos.