O projeto “Escola Mágica” está a ser desenvolvido pela Escola de Negócios e Administração (ENA) há cerca de três anos e promete mudar o paradigma do ensino em Portugal. É já utilizado por mais de 140 mil alunos em todo o território nacional.

A “Escola Mágica” é um site na Internet que oferece um conjunto de soluções e recursos didáticos de apoio ao ensino. Os materiais não se limitam aos alunos; também são oferecidos serviços de formação para docentes, bem como produção e adaptação de conteúdos para e-learning.

O site contém material de apoio ao ensino da matemática do primeiro ciclo mas também do ensino secundário. O projeto, todavia, não se limita ao apoio na área da matemática. Estão também disponíveis no site cursos de inglês, para os mais variados níveis, e mirandês.

A ideia deste projeto surgiu da intenção de utilizar as tecnologias, tão apreciadas pelos mais jovens, para auxiliar na aprendizagem da matemática, tradicionalmente a cadeira mais odiada pelos alunos portugueses. O feedback foi tão positivo que, com o apoio das autarquias, a “Escola Mágica” ganhou dimensão e acabou por ser lançada a nível nacional em setembro de 2011.

A internacionalização da “Escola Mágica” é o próximo passo a tomar. Luís Aguiar Falcão, diretor da ENA e responsável pelo desenvolvimento do projeto, confirmou à agência Lusa que a ideia é levar o projeto para os “grandes mercados da língua portuguesa como Angola ou o Brasil”, pois “o mercado português é muito limitado e tem problemas financeiros”.

O processo de internacionalização da iniciativa não deverá, no entanto, ficar pelos países lusófonos. Profissionais de países como a Holanda, a Índia ou a Nigéria já andam atentos a este novo método de auxílio educativo.

Para já, o desenvolvimento deste programa passa pelo lançamento de uma versão atualizada ao nível da forma e dos conteúdos, o que acontecerá no próximo dia 10 de abril.