São dois dias totalmente dedicados à “divulgação e venda de projetos editoriais independentes, juntando à edição de livros, a edição musical”, como é possível ler no site da iniciativa. Geralmente realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o evento foca-se na “qualidade e seleção de publicações nacionais e internacionais” e conta com dois concertos promovidos pela Lovers & Lollypops, convidada pela primeira vez a colaborar no evento.

A feira de publicação independente vem dar a conhecer “projetos jovens e editoras mais experientes, juntando tudo novamente, num dia totalmente dedicado à auto-edição”, desta feita na galeria Dama Aflita, situada na rua da Picaria, no Porto, a 6 e 7 de abril. Esta saída da FBAUP prende-se com o intuito de “abrir as portas à cidade”, numa tentativa de “chegar a mais pessoas” e impedir que a iniciativa se concentre “num núcleo muito fechado”.

Ana Simões, organizadora do evento, explica que tudo surgiu ainda “num contexto académico”, após a criação da revista “Pangrama”, em 2009, que, por sua vez, veio da “necessidade de criar uma plataforma editorial onde várias opiniões e ideias sobre design se possam encontrar, sem preconceitos ou parcialidades”. Atualmente, a “Pangrama” procura “criar uma discussão produtiva com uma abordagem pouco convencional à teoria e crítica do design, através da escrita ou mesmo da ilustração”.

Lovers & Lollipops trazem música à 3.ª edição da Feira

Pela primeira vez, a editora discográfica e produtora Lovers & Lollypops vai dar música a este evento. De acordo com a organizadora, a ideia é “juntar a edição independente de publicações à edição independente musical”, já que partilham “ideias semelhantes”.

Joaquim Durães, da Lovers & Lollypops, afirma que o convite para esta primeira participação partiu da organização da feira e considera positiva a divulgação de “um nicho que está bastante ativo”. Durães espera, ainda, que o projeto “desperte o interesse em muitas pessoas”, com “uma lógica ‘low cost'”.

O primeiro dia, sexta-feira, 6 de abril, será marcado pelo concerto dos “Tren Go! Sound System” e, a 7, sábado, o música espanhol Atomizador (que também é ilustrador) vai marcar presença.

Além da própria divulgação de publicação independente, a organização quer dar a conhecer alguns outros “pequenos projetos” e “manter, com regularidade, um ponto de encontro entre editores e público”, por forma a “manter vivo o interesse por esta área”.

Aos interessados em participar com projetos editoriais basta enviar um e-mail para a “Pangrama” e as editoras têm, também, a possibilidade de reservar uma mesa para vender as suas publicações.

O evento já está no Facebook e, devido ao espaço, terá um número limitado de participantes. A feira vai estar aberta entre as 14h00 e as 20h00.