Organizado pelo curso de Design e Comunicação Multimédia da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), o Plug&Play vai já na sua 3.ª edição. O ciclo de conferências, que se realiza nos dias 10 e 11 de abril, leva ao Hard Club vários nomes nacionais e internacionais do design e da comunicação. A entrada é livre em todas as conferências.

O objetivo principal do evento é contribuir para o crescimento do design no contexto portuense. Em declarações ao JPN, Paulo Fernandes, diretor do curso de Design e Comunicação Multimédia da ESAP, afirma que este ciclo “pretende dar a conhecer trabalhos profissionais desenvolvidos por designers nacionais e internacionais, com o intuito de fomentar as conexões entre o contexto académico e o profissional” e, ao mesmo tempo, dar “um contributo de relevo à disciplina do design na cidade do Porto”.

Nos dois dias em que decorre, o Plug&Play tenta abordar o maior número de áreas possível. De acordo com Paulo Fernandes, o evento começa por abordar o design gráfico, passa pelo design editorial, pela tipografia e pela ilustração, até chegar ao motion design e ao interactive design. O Plug&Play2012 vai contar com a presença de vários oradores dos mais variados perfis.

“Procurámos reunir um leque de convidados portugueses com trabalho preponderante nas várias áreas que queríamos abordar, dando especial destaque aos designers portuenses e juntar alguns convidados internacionais, nomeadamente de Espanha e França, com trabalho relevante”, afirma Paulo Fernandes.

Assim, a nomes sonantes como os dos espanhóis Alex Trochut e Astrid Stavro e do português Jorge Silva – membros da Alliance Graphique Internacionale (AGI) – juntam-se Alva, Barbara Says, João Faria, João Fazenda, João Martinho Moura, Jumpwilly, Mário Moura, Marta Madureira, Motion Plus Design, Pedro Amado e Physalia Studios.

O Plug &Play está, segundo Paulo Fernandes, virado especialmente para o público académico, nomeadamente aqueles “em vias de finalizar os seus cursos das diversas áreas abrangidas pela designação de Design de Comunicação”. Ainda assim, e tendo em conta que a entrada é livre, Paulo Fernandes espera ter “alunos de todas as áreas e do ensino secundário”, estimando uma visita diária de cerca de cem pessoas.

O evento vai-se realizar pela 3.ª vez, depois das edições de 2010 e 2011 que, segundo Paulo Fernandes, “superaram todas as expectativas”. As conferências deste ano englobam-se num projeto que culminará numa publicação no final do ano letivo, com o balanço dos dois dias do evento e com trabalhos selecionados dos alunos finalistas do curso de Design e Comunicação Multimédia da ESAP.

O Plug & Play 2012 integra-se na comemoração do 30.º aniversário da Cooperativa do Ensino Superior de Artes do Porto (CESAP) e da ESAP.