No fim de semana de Páscoa, dois pratos principais em cima da mesa: o Sp. Braga recebeu o Porto no sábado e, na segunda-feira, o Benfica visitou Alvalade. Os quatro maiores clubes do futebol português encontraram-se a quatro jornadas do final do campeonato e podem ter decidido a classificação final.

A norte, o 1.º lugar

O FC Porto foi quem mais beneficiou com os resultados desta jornada, ficando mais perto de revalidar o título. Na visita ao Estádio Axa, um golo de Hulk foi suficiente para bater os “guerreiros” e afastá-los para o terceiro lugar. O Porto entrou melhor no jogo, com Hulk e Lucho a combinarem em jogadas semelhantes e com o mesmo fim: a defesa de Quim. O Braga ia criando algum perigo no contra-ataque e através das bolas paradas cobradas por Hugo Viana, mas seria novamente Quim a ser figura antes do intervalo, com uma intervenção brilhante a remate de Hulk, quase sem ângulo.

No início da segunda parte, Hugo Viana teve nos pés a melhor oportunidade bracarense, mas atirou por cima. O único golo do jogo acabaria por surgir através de Hulk, num remate de pé direito após assistência de James Rodriguéz (e de um erro tremendo de Hugo Viana). A partir daí, o Braga tentou ir atrás do prejuízo, mas as exibições seguras de Helton e Otamendi pararam todas as iniciativas bracarenses. O Braga fica assim praticamente afastado do primeiro lugar, ocupando o 3.º posto da tabela com menos cinco pontos que os dragões”.

A sul, o derby de Portugal acabou mal para o Benfica

No encerramento da jornada, o Sporting recebeu e bateu o Benfica por 1-0. O jogo começou logo com um caso polémico: aos 40 segundos, Gaitán foi derrubado por Polga, ficando a dúvida se a falta foi efetuada dentro ou fora da grande área. O árbitro Artur Soares Dias assinalou pontapé de canto. Os comandados de Sá Pinto deram a iniciativa de jogo ao Benfica, mas os “encarnados” demonstraram sempre falta de intensidade e velocidade nos processos de jogo e raramente conseguiram chegar aos avançados, Óscar Cardozo e Rodrigo. O Sporting acabaria por se colocar em vantagem ao minuto 18, através de um penalty convertido por Ricky Van Wolfswinkel. O holandês foi puxado por Luisão dentro da grande área e, da marca dos 11 metros, não desperdiçou.

Na segunda parte, o Benfica manteve a superioridade na posse de bola, mas foi sempre o Sporting que esteve mais perto do segundo golo. Ao minuto 51, Wolfswinkel permitiu a defesa de Artur e, no seguimento, lance de desentendimento da defesa leonina, com Maxi Pereira a cabecear para o corte de Insúa em cima da linha de golo.

Seguiram-se várias oportunidades de golo para o Sporting: Schaars, Wolfswinkel e Izmailov viram os seus remates travados quer por Artur quer pela barra da baliza. Aos 72′, Yannick protagonizou o último momento de perigo do Benfica, ao atirar ao lado da baliza de Rui Patrício e, até ao final, novas oportunidades para Izmailov e Matías Fernandéz.

Destaque ainda para a expulsão de Luisão, aos 90 minutos. O Benfica fica assim longe do título, com uma distância de quatro pontos (e desvantagem no confronto direto) face ao FC Porto. Já o Sporting ascendeu ao 4.º lugar, aproveitando a derrota do Marítimo, e quebrou o jejum perante o seu maior rival, que não vencia desde 2009.

Marítimo perde o quarto lugar; Leiria e Feirense continuam no fundo da tabela

A jornada abriu na sexta-feira, com três jogos. União de Leiria e Gil Vicente empataram a zero na Marinha Grande, num jogo sem grandes motivos de interesse. Em Aveiro, a formação da casa venceu a Académica por 2-1, conquistando pontos importantes que podem garantir a manutenção. Destaque para Nildo, que marcou os dois golos do Beira-Mar após entrar ao intervalo. Em Setúbal, o Vitória local recebeu o Vitória de Guimarães, vencendo por 1-0. O único golo do jogo surgiu através de um livre direto de Bruno Amaro.

Na tarde de sábado, Marítimo e Nacional encontraram-se nos Barreiros. No derby madeirense, o Nacional venceu categoricamente, na casa do Marítimo, por 4-2. Rondón e Mateus bisaram para o Nacional, tendo os golos do Marítimo sido marcados por Benachour e Ibrahim. A formação de Pedro Martins perde assim o 4.º lugar para o Sporting.

Nos restantes jogos de sábado, o Paços de Ferreira venceu em Olhão por 2-1, fixando-se no 10.º lugar da tabela. Já o Feirense arrancou um empate (2-2) em Vila do Conde, perante o Rio Ave. Ainda assim, a equipa de Santa Maria da Feira já não deve fugir à despromoção, continuando como “lanterna vermelha” da prova.