A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou, hoje, quarta-feira, os primeiros nomes do cartaz da Queima das Fitas do Porto 2012.

O hip hop vai estar em alta com Boss AC como cabeça de cartaz de domingo à noite, 6 de maio. O rapper português está em digressão pelo país inteiro para promover o mais recente trabalho, “AC para os amigos”.

Rui Veloso sobe ao palco do Queimódromo um dia depois, 7 de maio, segunda-feira, para mais uma vez dar música aos estudantes do Porto.

Já no último dia do evento, sábado, 12 de maio, o destaque vai para o concerto dos Buraka Som Sistema, que recentemente viram o seu tema “Komba” escolhido para um episódio da série norte-americana “Touch”.

Estes nomes juntam-se a Quim Barreiros (8 de maio) e Xutos e Pontapés (10 de maio) na festa dos estudantes, entre 6 e 13 de maio. Os nomes internacionais vão ser revelados esta sexta-feira.

A abertura do palco principal, na madrugada de sábado para domingo, dia 6, está a cargo da banda Basic Black, primeira classificada no “Concurso de Bandas de Garagem – Salta da Garagem para o Palco Principal da Queima”. A competição foi realizada em março, no Plano B, e contou com a participação de 12 bandas. Em 2.º e 3.º lugares ficaram, respetivamente, os Alfabeta e os The Lazy Faithful.

Preço dos bilhetes vai sofrer “pequena atualização”

O design do cartaz foi desenvolvido por António Mesquita, da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, que garantiu o 1.º lugar entre os 53 projetos concorrentes, no “Concurso Cartaz da Queima das Fitas”.

O presidente da Federação Académica do Porto, Luís Rebelo, não adianta o preço dos bilhetes, considerando que essa é uma informação que deve ser feita, em primeiro lugar, às associações de estudantes, mas revela que “vai haver uma pequena atualização”.

Com uma média de 25 mil pessoas por noite em 2011, Luís Rebelo espera que a FAP garanta que, “no mínimo, o mesmo número” continue a “aderir à Queima das Fitas do Porto”. O presidente afirma, ao JPN, que com “a maior divulgação” das atividades, não só no Queimódromo, mas também fora dele, o objetivo é “conseguir um outro tipo de mobilização”. “Não queremos que seja só vista como uma festa de estudantes para estudantes” mas, pelo contrário, que “a cidade veja cada vez mais a Queima das Fitas como sua”, acrescenta.

O Queimódromo vai contar com 120 barraquinhas. Luís Rebelo garante, ainda, que a Queima continuará a realizar-se neste recinto até, pelo menos, 2013.

Uma festa dos estudantes e da cidade

Assente em três vetores principais – Mais Cidade, Mais Responsabilidade, Mais Festa – a Queima das Fitas traz ao Porto mais do que o que se passa no Queimódromo. Com um conjunto de atividades de cariz académico, cultural e social, a semana abre com a habitual Monumental Serenata no dia 6 de maio, às 00h01. Segue-se, no mesmo dia, pela manhã, a Missa da Benção das Pastas e, na segunda-feira, o Dia de Beneficência e o concerto Promenade, que conta com a participação de 40 alunos, em conjunto com a Orquestra do Norte.

Na terça-feira, dia 8, é a altura dos estudantes se mostrarem à cidade no tradicional Cortejo. A dança, o teatro, coros e tunas também marcam presença na semana da Queima, no Festival Ibérico de Tunas Académicas (quarta-feira, 9 de maio), no Sarau Cultural (quinta-feira), no Baile de Gala (sexta-feira) e, no sábado, dia 12, realiza-se o Chá Dançante. No mesmo dia, há, ainda, um Rally Paper pela cidade e, para os mais destemidos, a semana termina no domingo com a Garraiada, na Póvoa do Varzim.

Luís Rebelo revela que o objetivo é apresentar a Queima das Fitas como “um projeto de empreendedorismo”, para que o Porto veja na FAP “um agente que dinamiza social e economicamente a cidade”. Além disso, o presidente considera que é necessário ter uma “estratégia de responsabilidade”, nomeadamente através de um trabalho de “relação institucional” com a Câmara Municipal de Matosinhos. Vai ser estabelecida, igualmente, uma “comunicação mais presente com os moradores” potencialmente afetados pelas atividades noturnas no Queimódromo, para que estes também “fiquem sensibilizados para a importância da Queima das Fitas”.

A componente de “Mais Responsabilidade” passa pela presença de diversas entidades no Queimódromo. Assim, a “Queima Social” vai ter no seu recinto, por exemplo, a Associação ABRAÇO, a Associação de Planeamento da Família e o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH. Pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas vai ser promovida a campanha “Condutor Designado 100% Cool”, que visa premiar condutores com uma taxa de 0,0 gramas por litro de álcool no sangue.

Notícia atualizada às 14h59 de 10 de abril de 2012.