Estiveram na Queima das Fitas do Porto em 2010 e, passados dois anos, os Buraka Som Sistema regressam ao Queimódromo já com vários EP, dois álbuns, prémios e muitos concertos na bagagem.

É quase impossível falar dos Buraka como a banda portuguesa de “kuduro progressivo” sem mencionar o seu percurso internacional. Foi este o ponto de partida da conversa entre o JPN e Kalaf, um do membros da banda. O vocalista explica por que razão os Buraka Som Sistema que vamos ver na Queima das Fitas a 12 de maio já não são os mesmos que estiveram na festa dos estudantes em 2010.

Sobre o concerto na Queima, Kalaf diz que há uma “enorme vontade de tocar no Porto”, porque é uma cidade bastante “generosa” e “é sempre bom voltar”. A banda de J-Wow, Riot, Conductor e Kalaf esteve no final do ano passado no Coliseu do Porto mas guarda “boas recordações” da atuação no Queimódromo, em 2010, visto que, “é um tipo de concerto onde as emoções estão ao rubro” e isso é “sempre estimulante”, acrescenta Kalaf.

O mais recente álbum “Komba” vai ser o foco principal do espetáculo que vão apresentar no Porto e vai servir de mote para “inspirar as pessoas para se divertirem, soltarem e viverem as suas vidas como se não houvesse amanhã”. É este o espírito que caracteriza este último trabalho discográfico.

Quando se fala nos Buraka Som Sistema fala-se também em festivais internacionais, concertos em salas europeias, prémios e nomeações nacionais. “Se num dia estamos a atuar numa Queima, no dia seguinte estamos na Polónia e logo a seguir em Londres”, explica Kalaf. Está nos “genes” da banda o facto de terem uma presença internacional “constante”, ao mesmo tempo que desenvolvem em Portugal um lugar na música. O público está “acostumado” à carreira internacional dos Buraka, “desde o primeiro dia”.

Neste percurs,o os Buraka do EP “From Buraka to the World” já não são os mesmos do “Komba” e isso é fruto das tours “intermináveis” e do reportório “cada vez mais alargado”. O espetáculo em si evoluiu, com uma componente visual mais “arrojada”, bem como os técnicos e músicos envolvidos.