Longe vão os tempos em que os robôs eram criados para trabalharem em fábricas ou para serem “empregados de limpeza”. Os robôs “HUBO”, criados por investigadores do Instituto de Tecnologia Avançada da Coreia (KAIST), são estrelas de rock.

O Laboratório de Música e Entretenimento da Universidade de Drexel, nos EUA, teve a ideia de transformar quatro robôs HUBO nos famosos músicos da banda The Beatles. Esta ideia foi aplicada com sucesso e a nova banda já toca uma cover da música “Come together”.

Os “músicos” possuem um software desenvolvido por uma equipa de investigadores da universidade que lhes permite executar os movimentos necessários para reproduzir as notas e ritmo da música original. O vídeo da atuação dos robots mostra que não há truques. A banda toca ao vivo e não tem perspetivas de gravação de um álbum em estúdio.
A ideia é não recorrer a processos artificiais e poder assistir em tempo real à produção dos sons, estando estas máquinas preparadas para as notas exatas da melodia.

A banda dispõe de um baterista e três “hubophones”, robôs que reproduzem os outros sons numa conjugação de instrumentos. O “vocalista” reproduz a música com uma voz gravada e com a letra num ecrã na cara.

A equipa que trabalhou nos robôs contou com um fundo de apoio de 20 milhões de dólares da Fundação de Ciência Nacional dos Estados Unidos da América (NSF). No final do ano, os robôs serão doados a instituições em parceria com a universidade, como a Virginia Tech e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Os robôs HUBO podem tocar qualquer música de uma banda à escolha. Nos Estados Unidos da América, as empresas já demonstraram interesse em apostar nestes “músicos” para recriar várias bandas conhecidas.