O número de acidentes de viação, assim como o número de mortes na estrada, diminuiu no distrito do Porto. O Relatório de Sinistralidade de 2011 (PDF) da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), registou 5.464 acidentes no Porto, menos 7% do que em 2010. O número de vítimas mortais nas estradas portuenses também baixou: foram apontadas 79 mortes no ano passado, uma redução de 16% face a 2010.
Apesar de o número de acidentes e de óbitos ter diminuído, a cidade apresenta ainda alguns dos “pontos negros” mais perigosos do país. A Via de Cintura Interna (VCI) foi considerada a estrada nacional mais perigosa, obtendo sete “pontos negros”. No total, a VCI somou 58 acidentes com vítimas e um total de 71 feridos. Os números surpreendem, sobretudo pelo facto de, no ano de 2010, a VCI não ter contabilizado nenhum “ponto negro”.
O que é um “ponto negro”?
Um “ponto negro” corresponde a um troço, com 200 metros de extensão no máximo, onde se registaram 5 acidentes com vítimas.
Marta Santos Silva, porta-voz do Núcleo Norte da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), acredita que o número de sinistros na VCI se deve ao “aumento significativo de veículos a circular nessa via, devido à introdução de portagens nas vias de circulação alternativas”.
A professora universitária acrescenta, ainda, que os números também podem ser resultado da mudança do padrão de condução dos portugueses. “Com a crise, as pessoas tornaram-se mais tensas e essa mudança de estado de espírito tem-se refletido na forma como conduzem”, opina.
A nível nacional registaram-se, em 2011, 32.541 acidentes e 689 vítimas mortais nas estradas portuguesas. Ao longo da última década, os números têm vindo a diminuir. Recorde-se que 2002 foi o ano que registou um maior número de sinistros, com 42.219 acidentes com vitimas, mais 9.678 do que em 2011.