Entre hoje, dia 16 de abril, e até ao próximo dia 20, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) tem agendadas uma série de atividades que vão desde a cultura e ciência ao desporto.

Esta segunda-feira, das 14h00 às 17h00, e durante o resto da semana entre as 10h00 e as 17h00, o Atrium Hospitalidade do Hospital de S. João vai estar ocupado com um rastreio gratuito de saúde para a população, uma das iniciativas decorrentes dos 30 anos da AEFMUP, mas que é levada a cabo várias vezes durante o ano.

De acordo com Francisco Mourão, presidente da AEFMUP, a iniciativa traz vantagens, quer para a sociedade, quer para os estudantes. “É positivo para a população em geral, que consegue ter uma ideia de como está o seu estado de saúde a nível de tensão arterial, diabetes, colesterol e nutrição. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa positiva para os estudantes, pois permite-os treinar a comunicação clínica e estar em contacto com a sociedade”, garante.

Além do rastreio público, prevêem-se várias atividades para toda a semana. A abertura oficial da efeméride foi feita hoje, ao meio-dia, com uma sessão especial que contou com a presença de diversas personalidades.

Atividades para todos os gostos

Especialmente a pensar no 30.º aniversário da associação, foi organizada uma exposição com fotografias, livros e jornais mais antigos que são consideradas “grandes relíquias com bastante valor sentimental”, e que pretendem contar a história da AE. A abertura da exposição aconteceu hoje ao início da tarde. Ainda esta segunda-feira, pelas 21h00, terá lugar uma palestra sobre empregabilidade em medicina, uma “questão que já se coloca” e que “preocupa” a classe, refere Francisco Mourão.

Os festejos continuam na terça-feira, onde vai ser organizada uma feira de venda “a preços muito simbólicos” de “alguns artigos”, como t-shirts e camisolas. À noite, há lugar para uma palestra entitulada “AEFMUP através dos tempos”, que vai contar com a presença de “antigos dirigentes da associação e antigos diretores”. Durante a sessão, será possível ouvir “algumas histórias sobre o passado da casa”, revela o atual presidente da associação.

Já na quarta-feira, dia 18, a FMUP assinala o aniversário da sua associação com muito desporto e cultura. “Para a tarde temos prevista a realização de um torneio de ténis, que será o nosso primeiro ‘open’. À noite, teremos a estreia de uma peça do grupo de teatro da faculdade e a atuação de uma banda convidada, constituída por dois antigos dirigentes da associação de estudantes da FMUP”, declara Francisco Mourão.

A gastronomia também tem o seu lugar nesta semana especial. Na quinta-feira, os estudantes da FMUP vão ter a oportunidade de passar a tarde na cozinha das instalações do refeitório da faculdade a preparar pratos típicos portugueses para um jantar regional, no qual se vai proceder à entrega dos Óscares FMUP, prémios que vão distinguir vários estudantes do curso.

A semana termina com um encontro de dirigentes associativos, onde vão estar “todas as pessoas que estiveram na associação durante estes 30 anos, para proporcionar um momento de partilha”, diz Mourão.

Com esta semana dedicada aos festejos do trigésimo aniversário da AEFMUP, o presidente da Associação revela que se pretende que “os estudantes se envolvam com a sociedade e que mostrem que se preocupam com ela”. “Ao mesmo tempo, queremos relembrar que, ao longo destes 30 anos, sempre fomos muito atentos ao que se passa na universidade”, finaliza.