A Fundação Ciência e Desenvolvimento (FDC) criou, em 2011, o prémio “Novo Autor, Primeiro Livro”. Este prémio literário nasceu através do ciclo poético “Quintas de Leitura” e coleção “Cadernos do Campo Alegre”.

João Gesta, programador do Teatro do Campo Alegre, afirma que este prémio foi criado devido à dificuldade que os jovens têm em editar pela primiera vez, tendo em conta “que as editoras não arriscam nos nomes novos, nas jovens promessas da literatura portuguesa”. “Achamos que um dos papéis importantes da Fundação seria dar oportunidade a esses novos autores de apresentarem os seus trabalhos”, explica.

O género literário do concurso pode variar de ano para ano. Em 2011, as obras concorrentes eram todas de poesia. Em 2012, a modalidade escolhida é o conto. Isto acontece porque, segundo João Gesta, “a editora sugeriu que seria interessante”, além da poesia, incluir outros géneros literários, de forma a tornar “mais abrangente a possibilidade das pessoas concorrerem”. O programador do Teatro Campo Alegre adianta, ainda, que para o próximo ano o género será novamente a poesia.

O prémio “Novo Autor, Primeiro Livro” consiste na edição da obra vencedora pela FDC e pela Editora Objectiva. Além da publicação da obra existirá também uma “sessão regular das Quintas de Leitura, onde o livro será devidamente apresentado”. “Digamos que é um duplo prémio”, assegura João Gesta.

O ano passado concorreram cerca de cem obras, o que para o programador do teatro é algo “muito significativo”. Este ano, como o género literário mudou, e “uma vez que Portugal é, sobretudo, um país de poetas, não sabemos se nesta modalidade de conto haverá tanta apetência por parte dos concorrentes”, diz João Gesta. Contudo, as expetativas para este ano são positivas, tendo em conta a “quantidade de telefonemas” que a organização tem recebido.

Qualquer pessoa que nunca tenha publicado um livro pode concorrer ao prémio. As obras originais têm de ser entregues até ao dia 11 de maio e os resultados serão publicados no dia 16 de julho.