O projeto “HóSPEDE” surgiu no âmbito do mestrado em Estudos Museológicos e Curatoriais, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). No entanto, aquilo que começou como um exercício académico, evoluiu para um projeto independente e auto-gerido. “HóSPEDE” insere-se na categoria de ensaio curatorial. Um dos organizadores, Luís Nunes, explica que “é um ensaio porque testa novas ideias, novas tipologias de exposição, novos artistas e novos públicos”, concluindo que “é um ensaio porque é, no fundo, um exercício”.

Segundo Luís Nunes, o projeto “propõe-se a explorar questões relativas à contaminação conceptual e formal entre artistas”. Na prática, a organização juntou os artistas no mesmo ateliê, com o objetivo de “avaliar a forma como os processos criativos são ou não influenciados pelo contacto com os outros artistas, seja pela proximidade física ou pela amizade”.

“HóSPEDE” vai agora a exposição. A mostra irá contar com os trabalhos de vários artistas, todos alunos da FBAUP. É esse o espaço comum que partilham Diana Carvalho, Jonas Lewek, José Oliveira, Rita Medinas Faustino, Sarah Klimsch e Nikolas Sisic, alunos do mestrado em Práticas Artísticas e Contemporâneas. Um dos exemplos das propostas de trabalho, entregue a José Oliveira e Sarah Klimsch , foi a interpretação da obra um do outro. Segundo a organização, pretendem-se analisar “as relações dentro das práticas artísticas, reafirmando o espírito comunitário, e uma consequente valorização artística entre pares”.

O Parnaso, espaço “utópico” das artes

A exposição terá lugar no edifício Parnaso, situado na rua de Nossa Senhora de Fátima, no Porto. O histórico edifício, da autoria do arquiteto José Carlos Loureiro e fundado por Fernando Correia de Oliveira, compositor portuense, “era um projeto utópico dos anos 50, que tinha como objetivo o ensino das artes e da cultura, abarcando todas as artes possíveis dentro do edifício”. De acordo com Luís Nunes, “HóSPEDE” vai de encontro a esse propósito. “A programação paralela engloba a arquitetura, a música, o cinema e as artes plásticas, entre outras áreas”, revela. No Parnaso funcionam uma escola de ballet e uma escola de música.

O projeto prevê, ainda, o lançamento de uma publicação, que “está longe de ser um catálogo convencional de exposição”. A organização decidiu não se limitar apenas ao levantamento das obras em exposição e à elaboração das biografias dos artistas. “Queremos mostrar tudo o que é o projeto HóSPEDE. Vamos ter vários textos refletivos, da autoria de teóricos e professores, a desenvolver temáticas por nós propostas”, salienta Luís Nunes.

Luís Nunes garante que o projeto “não está virado apenas para o público das artes plásticas, mas para um público extremamente alargado”, pelo que espera uma adesão positiva. A exposição arranca a 19 de Abril, às 21h00, no 4.º andar do edifício Parnaso.