A Universidade de Columbia, Nova Iorque, atribuiu esta segunda-feira o prestigiado prémio Pulitzer a um repórter do The Huffington Post. O site noticioso, criado em 2005, recebe, assim, o seu primeiro prémio, na área de reportagem nacional, graças ao trabalho do jornalista veterano David Woods, com uma série de reportagens sobre a adaptação dos veteranos de guerra norte-americanos à vida civil.

O jornal diário The New York Times recebeu, tal como na edição anterior, dois prémios, no âmbito de reportagens internacionais. Os vencedores são David Kocieniewski e Jeffrey Gettleman. Da parte da Associated Press, Matt Apuzzo, Adam Goldman, Eileen Sullivan e Chris Hawley receberam o prémio de jornalismo de investigação, com o trabalho sobre o programa de vigilância da polícia de Nova Iorque a cidadãos muçulmanos.

O prémio de serviço público foi entregue ao The Philadelphia Inquirer. As reportagens sobre violência no ensino, no Estado da Pensilvânia, já deram origem a algumas reformas que visam aumentar a segurança de professores e alunos. Destaque ainda para os prémios de fotografia atribuídos a Massud Hossaini (France Presse) e Craig F. Walker (Denver Post).

Um dos prémios mais aguardados, o de ficção literária, não foi atribuído na edição deste ano. De recordar que os prémios Pulitzer premeiam, desde 1917, os trabalhos de excelência na área do jornalismo, fotojornalismo, literatura e música.