Os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) tiveram, pela primeira vez, um torneio de hóquei em patins feminino e foi a equipa da Universidade do Porto (UP) que se sagrou campeã na modalidade. Os jogos realizaram-se esta terça-feira, 17 de abril, em Braga, e a competição contou com a participação de três equipas.

Equipa masculina na final

Após vencer a Associação Académica da Universidade do Minho por 8-4, também a equipa masculina da UP se apurou para a final de hóquei em patins. O jogo, contra a equipa da Associação Académica de Coimbra, começou às 17h30.

A UP ganhou por 8-3 o primeiro jogo, no pavilhão das Goladas, contra a Associação Académica de Coimbra (AAC). Ao início da tarde, a equipa jogou com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a quem venceram pela larga diferença de 9-0.

Uma das jogadoras da equipa, Sara Tomás, afirma que, “à partida”, já sabiam que “ia ser um bocadinho desequilibrado”. Com efeito, o IPP tinha apenas cinco jogadoras, não tendo, sequer, suplentes. Por seu lado, “Coimbra já tinha uma equipa mais equilibrada”, diz a atleta. ´

Este foi a primeiro ano em que conseguiram juntar jogadoras suficientes para formar três equipas. Ainda assim, esta não foi a primeira vez que as três equipas se defrontaram. O Pavilhão Municipal de Valongo já tinha acolhido, em fevereiro, o Torneio Universitário de Campeões de Hóquei em Patins, organizado pela Universidade do Porto. Na competição, a equipa feminina da UP, do IPP e da AAC já tinham também participado.

Às 19h15, IPP e AAC disputam, no pavilhão Taipense, o segundo e terceiro lugares.