O Primavera Sound é um festival que se realiza em Barcelona há onze anos. Tendo já esgotado as ultimas cinco edições em Espanha, é um festival procurado por públicos de toda a Europa e até por todo o mundo. Em 2012, a cidade do Porto vai receber uma edição do evento, entre 7 e 10 de junho, no Parque da Cidade.

O Primavera Sound é considerado pela imprensa internacional como uma “meca indie de todo o mundo”. É um evento que vai à procura dos artistas, “não é um festival que está á espera que as bandas passem pela Península Ibérica”, afirma José Barreiro, da Ritmos, responsável pela organização. “Existem programadores que trabalham o ano todo para a concretização do festival”, diz. Além da importância do cartaz, o festival prima pelo tratamento do espaço: “há uma preocupação muito grande da parte da organização em que as pessoas se sintam bem”, diz José Barreiro.

Segundo Barreiro, o Optimus Primavera Sound tem de durar, pelo menos, três anos, pois é um projeto que “também tem uma envolvência com a cidade”. “Não há limite de tempo”, explica. O objetivo é continuar o evento para que nos anos seguintes haja mais palcos e mais animação. Para isso, “o festival tem que viver com a cidade”, algo que “não se concretiza num ano”.

Mais de três mil bilhetes já foram vendidos, ainda com bandas por anunciar, porque “as pessoas sabem que, ao comprar um bilhete para o Primavera Sound, aproveitam o preço promocional que tem de início”, continua Barreiro, acrescentando que cerca de 60% dos bilhetes foram vendidos a estrangeiros.

Para esta primeira edição, José Barreiro não quer “ter uma grande enchente” mas, dentro de três anos, espera ter mais público. “Nós queremos ter 25 mil pessoas por dia e acho que vamos atingi-las facilmente”, adianta.

Notícia atualizada às 13h00 do dia 18 de abril de 2012