O escritor norte-americano George R. R. Martin encontra-se em Portugal para promover a série literária “As crónicas de Gelo e do Fogo”. O escritor vai estar hoje, sexta-feira, na Fnac do NorteShopping, em Matosinhos, pelas 19h00, para falar com os admiradores portugueses e distribuir autógrafos.

Com 63 anos, George Martin é tido como um dos escritores de literatura fantástica de maior sucesso da atualidade, considerado pela revista “Time” como um dos 100 homens mais influentes do mundo. O autor tem as suas obras traduzidas em 20 línguas e cerca de 15 milhões de livros vendidos em todo o mundo.

A coleção “As crónicas de Gelo e do Fogo”, com cinco volumes já publicados, é o maior sucesso do escritor. A primeira obra da coletânea, “A Guerra dos Tronos”, publicada em 1996, foi adaptada para formato televisivo, pelo canal norte-americano HBO, em 2011. Além da série de televisão, os livros de George R. R. Martin foram adaptados para um grande número de formatos, como jogos de computador ou livros de banda-desenhada.

Em Portugal, os livros já ultrapassaram o número de 150 mil exemplares vendidos, segundo a editora Saída de Emergência, que publicou o primeiro livro de Martin, em 2007. A coleção foi dividida em dois volumes cada originando, assim, 10 volumes, todos traduzidos por Jorge Candeias.

O tradutor acredita que o sucesso das obras deve-se, sobretudo, à capacidade do escritor em “conjugar, como poucos, uma escrita de qualidade, com temas populares e uma capacidade invejável para criar personagens complexas, credíveis e profundamente humanas.”

A visita de George R. R. Martin a Portugal faz parte da digressão do escritor para promover a sua obra literária. Depois de ter estado, na última quarta-feira, no Teatro Villaret, em Lisboa, onde apresentou o seu novo livro “O cavaleiro de Westeros e outras histórias”, o escritor marcou ontem presença na antestreia do primeiro episódio da segunda temporada da “Guerra dos Tronos”, no El Corte Inglês de Lisboa.