A ideia de celebrar o Record Store Day surgiu em 2007, pelas mãos de Chris Brown, um empregado de uma loja de discos norte-americana. A partir de 2008, o terceiro sábado do mês de abril é o dia em que ocorre a iniciativa, que tem como objetivo celebrar a arte da música e as lojas de disco independentes. O Record Store Day é apoiado pelas figuras proeminentes da música internacional que, no dia de evento, contribuem com concertos, lançamento de edições especiais ou simplesmente com o seu apoio e presença.
Foram os Metallica a abrir o primeiro Record Store Day, a 19 de abril de 2008. Nas edições seguintes, o evento teve embaixadores oficiais de renome: Jesse Hughes (2009), Joshua Homme (2010) e Ozzy Osbourne (2011). A edição deste ano é apadrinhada pelo lendário Iggy Pop. A lista de lançamentos especiais deste ano inclui nomes como Arctic Monkeys, Arcade Fire, Black Keys, Coldplay, David Bowie, Leonard Cohen, Genesis, Janis Joplin, Pete Townshed ou White Stripes.
O que começou por ser uma iniciativa norte-americana espalhou-se pelo mundo e é agora celebrada globalmente. A edição deste ano acontece no dia 21 de abril, estando prevista a adesão de centenas de lojas de discos independentes espalhadas por todo o mundo. Portugal, que segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) protagonizou uma queda de 34,4% nas vendas em formato físico durante o ano de 2011, não é exceção. No Porto, a Jo-Jo’s Music e a Louie Louie são as duas lojas de discos que aderem à iniciativa.
Concertos, descontos e muita festa
A Jo-Jo’s, loja situada na Rua de Cedofeita, recebe o Record Store Day pelo quarto ano consecutivo. Em declarações ao JPN, Rodrigo Cardoso garante que o balanço das edições anteriores é “excelente”. A cada ano que passa tem aparecido mais gente. “Digamos que é o dia mais épico na loja durante o ano”, brinca.
Rodrigo classifica o dia como “representativo” por considerar que o Record Store Day é uma “realidade diária” nas lojas de discos. Ainda assim, salienta a “celebração alternativa”, que é “um aglomerar das ideias das lojas, das editoras e dos artistas” espalhados por todo o mundo.
Quanto à programação para o dia 21, a Jo-Jo’s aposta numa fórmula que tem sido sinónimo de sucesso nos últimos anos. Estão agendados concertos, entre as 15h00 e as 20h00 de Blac Koyote, Keso, Evols, We Trust, Memória de Peixe e Ghuna X. “Serão concertos muito curtos, sem grandes paragens”, avança Rodrigo Cardoso, realçando a “diversidade de géneros” apresentada. A festa prossegue a partir das 00h00, na Tendinha dos Clérigos, com atuações de Edu e I Am Sam.
Ao contrário das edições anteriores, Rodrigo explica que os lançamentos especiais não chegam diretamente às lojas no dia 21 mas, nesse dia, todos os artigos da Jo-Jo’s têm 20% de desconto. “Esperamos superar a afluência do ano passado, mas isso é quase impossível devido às limitações físicas da loja”, revela.
Na Louie Louie, situada na rua do Almada, o evento também já é tradição. A loja foi, inclusive, a primeira portuguesa a aderir ao evento, logo no primeiro ano em que foi celebrado a nível global.
Rui Quintela faz um balanço extremamente positivo das edições anteriores, lembrando que são “dias de loja cheia”. Apesar de, nas edições anteriores, ter investido em concertos e outras iniciativas, a Louie Louie tem uma programação mais reservada este ano. Está prevista a presença de um DJ durante a tarde e mantêm-se os descontos, na ordem dos 20%, “o que chama mais gente”.
O destaque da programação da Louie Louie vai para o lançamento de um vinil da autoria dos portuenses Unzen Pilot.
Além das lojas portuenses, mais dez superfícies portuguesas aderiram ao Record Store Day. Em Lisboa, as lojas Carbono, Flur, Louie Louie – Lisboa, Symbiose, Trem Azul e Vinil Experience fazem parte desta festa. Ainda a sul, a Carbono Amadora também participa na Record Store Day. A Louie Louie de Braga, a Quebra Orelha, em Coimbra, e a wahWah, em Aveiro, completam a lista de lojas portuguesas participantes.