Nos tempos que correm muito se fala em empreendedores das áreas das tecnologias como Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, Mark Zuckerberg, criador do Facebook ou Kevin Systrom, um dos criadores do Instagram. Os alunos das áreas tecnológicas podem ser inspirados a criar a sua própria empresa ou a perseguirem um lugar de gestão numa empresa já existente.

Foi esse o mote que levou à criação de um novo curso que alia a vertente da tecnologia com as
competências necessárias para se gerir uma empresa. Os alunos passam um ano nos Estados Unidos a frequentar um Master of Science in Electrical&Computer Engineering (mestrado de Ciência em Engenharia Eletrotécnica de Computadores) na Carnegie Mellon.

Outro ano é passado no Porto, dividido entre o Magellan Master of Bussiness Administration (MBA), mestrado em Administração de Empresas da EGP University of Porto Business School (EGP-UPBS), e formação técnica no departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

No final da formação, os alunos adquirem tanto o mestrado em Engenharia Eletrotécnica pela Carnegie Mellon University, como o MBA da Escola de Negócios da Universidade do Porto (UP). Esta união de competências entre duas universidades traduz-se num “programa inovador”, que vem dar resposta à “crescente necessidade de quadros técnicos de informática e eletrotécnica com competências em gestão empresarial”, diz a UP em comunicado.

Para o ano já será possível estudar neste curso partilhado por uma universidade portuguesa
e outra norte americana, o primeiro a aliar a engenharia eletrotécnica e computadores com aptidões de gestão e administração de empresas, tirando partido das competências das duas universidades.