Depois de uma breve passagem por Lisboa, é a vez do Pavilhão Rosa Mota receber, este fim de semana, o Encontro Nacional de Fotografia 2012 (ENF’12). A iniciativa foi tomada pelo Grupo Rumos, em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF) e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de promover a oferta dos cursos de fotografia disponíveis nas várias escolas do grupo, nomeadamente em cursos profissionais de equivalência ao 12.º ano.

O encontro pretende fazer uma ponte entre profissionais, formadores e alunos de fotografia, preparando o setor para fazer frente à conjuntura de crise no país. “Queremos mostrar, com este evento, que os conhecimentos técnicos e teóricos não bastam, sendo cada vez mais necessário ser empreendedor e alargar ao longo da carreira os conhecimentos”, afirma Cabral Pinto, responsável pelo Conselho de Promoção e Inovação Educacional do Grupo Rumos.

No entanto, a organização do evento confirmou ao JPN que o objetivo é o de abrir portas “aos alunos das escolas de outras unidades de ensino, profissionais, amadores e curiosos”. “Queremos que este seja um ponto de encontro de várias centenas de pessoas”, diz Cabral Pinto, que pretende que haja “troca de experiências, conhecimentos e aprendizagem com profissionais reconhecidos na área”. “Pensamos ser uma oportunidade única para todos terem acesso a estas iniciativas, incluindo o público em geral”, explica.

O I Encontro Nacional de Fotografia ( ENF’12) conta com um programa variado de conferências e workshops, com convidados de renome das mais diferentes áreas, como Frederico Martins, fotógrafo revelação dos “The Famous Fashion Awards 2010”, Rui Bettencourt Coutinho, fotógrafo freelancer e professor de Jornalismo Visual e Fotojornalismo e Nelson D’Aires, que venceu o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora 2011 com a reportagem “Leandro”. O certame vai contar, igualmente, com a colaboração da sociedade Lomográfica de Portugal, que estará presente para uma conferência e workshop gratuito, onde apenas se paga o valor do rolo a utilizar.

Mas a grande novidade do encontro é mesmo o FotoGame, a primeira maratona nacional de fotografia. Organizada pela Fotoadrenalina, vai decorrer em simultâneo com o encontro. Pode-se participar via Facebook durante os dias do evento ou presencialmente, no Porto, no dia 21 de abril. O valor da inscrição na maratona é de dois euros e o primeiro prémio inclui uma experiência fotográfica em Marrocos.

O I Encontro Nacional de Fotografia tem lugar no Pavilhão Rosa Mota, das 09h00 às 18h00. A entrada é gratuita.