É o coordenador do projeto “Arrebita!Porto” e volta à cidade natal, da qual saiu aos 15 anos, para reabilitar áreas degradadas, com uma equipa que conta com arquitetos, engenheiros e designers internacionais. Depois de vários anos a viver fora do país, José Paixão é agora responsável pelo projeto portuense que vem “arrebitar” a cidade Invicta, começando por um edifício devoluto, no número 42 da rua da Reboleira, na Ribeira do Porto. No dia 28 de abril será um dos oradores do TEDx O’Porto, onde vai dar a conhecer o “espírito” do “Arrebita!Porto”.

Foi a participação no concurso “Faz – Ideias de Origem Portuguesa“, promovido pela Fundação Gulbenkian e pela Fundação Talento, que trouxe o arquiteto “de volta para Portugal”, numa altura em que estava a concluir uma pós-graduação em design experimental em Viena de Áustria.

Apesar de regressar a Portugal não fazer parte dos seus planos, o projeto apresentado falou mais alto e acabou por vencer a “ideia” do concurso. “A proposta foi o “Arrebita! Porto“, um projeto de empreendedorismo social que visa combater um problema que me chocava pelo contraste da realidade dos países em que vivi e que conhecia e que, como arquiteto, me sensibilizava ainda mais profundamente”, afirma José Paixão”.

No colégio onde fez o ensino secundário, nos Estados Unidos da América, José Paixão teve a oportunidade de conhecer outros estudantes e professores de mais de 100 países e aí afirma que se apercebeu da “diversidade do mundo”. No seu primeiro ano como estudante nos EUA, sentia-se responsável por representar as suas origens. “Era o embaixador de Portugal e, antes de ser o José, era português”, diz o arquiteto. Tirou a licenciatura em Inglaterra e exerceu profissionalmente no mesmo país e na Holanda.

Mas de volta às origens, o arquiteto que nasceu e cresceu na Lapa afirma que “o grande valor do Porto são as pessoas”, que define como “especiais”. Elogia o espírito de iniciativa dos portuenses, a “identidade do Porto”. Mas também aponta a “capacidade de concretização das ideias aos projetos” como algo a melhorar na mentalidade da cidade. Admite que existe ainda um caminho a cumprir num sentido de mobilização. “Há ideias ótimas, mas há menos projetos excelentes”, conclui.

“Arrebitar” a Invicta

Hoje, com 28 anos, o arquiteto explica que o projeto que vem “arrebitar” o Porto se baseia num “sistema em que todas as partes” têm “ganhos ao participar na reabilitação de edifícios“, através da colaboração entre jovens arquitetos, empresas fornecedoras de materiais e professores de universidades e centros de formação, “repovoando e dinamizando” a cidade. O nome da iniciativa “diz muito sobre o projeto” pela “cotação informal, que tem cor e é positiva” e que “é basicamente o espírito do projeto, mas também aponta para o objeto que é reabitar, reabilitar”, diz José Paixão.

A equipa organizativa do “Arrebita!Porto“, que o coordenador define como “consolidada e multidisciplinar”, conta já com vinte colaboradores e também com equipas internacionais de cinco elementos que vão mudando de três em três meses e que trabalham no ateliê do projeto. Neste momento, a equipa internacional que se encontra na Invicta conta com arquitetos da Noruega, Sérvia, Itália, mas também com um elemento de Portugal.

“Arrebita!” no TEDx O’Porto

Para José Paixão, o convite para a apresentação do “Arrebita!Porto” no TEDx O’Porto vai permitir passar a mensagem de qual é a “missão” e a “ação” da equipa. “A nossa mensagem será exatamente essa, uma mensagem que se foca na necessidade de assumirmos uma responsabilidade própria por problemas que nos afetam a todos e por nos comprometermos, individualmente, com a resolução de problemas sociais”, assegura.

“Mais do que apresentar o projeto, vou querer transmitir o seu espírito”, afirma. O objetivo desta apresentação é, assim, para José Paixão, uma forma de apresentar “o modos operandi” da iniciativa, em vez de a apenas explicitar. O “Arrebita!Porto” quer trazer ao TEDx O’Porto um pouco daquilo que é o projeto de empreendedorismo: “um espírito participativo, aberto, que agrega as partes, no qual juntos ganhamos todos e conseguimos atingir os nossos objetivos”.

O TEDx O’Porto realiza-se a 28 de abril, com o lema “Das Tripas Coração“. O programa divide-se nos painéis vida, mundo, saber e sonhar e tem lugar no Mosteiro de São Bento da Vitória.