O POPs – Projetos Originais Portugueses é um concurso promovido pela Loja de Serralves que pretende descobrir e dar a conhecer projetos nacionais de várias áreas.

A iniciativa vai já na sua 4.ª edição. De 27 de abril a 13 de maio decorre a mostra dos projetos selecionados, na sala multiusos do museu de Serralves. Das cerca de 630 candidaturas apresentadas até 17 de março, 35 autores foram escolhidos para poder apresentar os seus trabalhos nas áreas de acessórios pessoais, joalharia de autor, mobiliário e objetos de decoração.

A Loja de Serralves convidou quatro mentores que irão acompanhar e aconselhar os projetos vencedores. Divididas pelas quatro áreas a concurso, estas parcerias poderão dar origem à divulgação, comercialização ou até produção dos produtos vencedores. A Loja de Serralves estabeleceu parcerias com Parfois nos acessórios pessoais, a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) na joalharia de autor, o designer Paulo Lobo na área de objetos de decoração e Paulo Cruz no mobiliário.

Estes quatro mentores formam, também, o júri do POPs, juntamente com um representante da Unicer e Odete Patrício, diretora-geral da Fundação Serralves. Os vencedores poderão ainda integrar a Incubadora de Indústrias Criativas – INSERRALVES.

O anúncio dos quatro projetos vencedores (um por cada área do concurso) é feito no dia 3 de maio, no final de um debate que tem como tema “Criatividade Precisa-se!”. Moderado pela jornalista Cristina Amaro, o debate vai ter como oradores João Rei (Grafikwalls), João Sabino (KeyBag), Luís Pereira (Antiga Barbearia de Bairro) , Nuno Sá Leal (Associação Portuguesa de Designers) e Ricardo Luz (Invicta Angels).

Em declarações ao JPN, Helena Taveira, uma das organizadoras do evento, esclarece que o objetivo do POPs é, numa primeira fase, “dar a conhecer a criatividade nacional e os autores portugueses”. Depois, acrescenta, o objetivo é “fazer com que a Loja de Serralves seja um agente dinamizador e facilitador para esses autores: apresentando-as às empresas, divulgando-os e montando uma mostra para o efeito.”

Helena Taveira salienta essa importância do POPs na aproximação entre os autores e o mercado. “Todos os dias lidamos com autores cuja criatividade não é dúvida, mas que não sabem o que é um preço de custo, stocks, pontos de venda. O POPs vem ajudar a fazer esta ponte entre autores e empresa. Agarrar a criatividade dos autores e aproximá-los do mercado”, refere.

“Precisamos de projetos criativos e rentáveis, ideias que possam ser transformadas em negócio”, afirma Helena Taveira. E dá o exemplo dos vencedores das anteriores edições do POPs. Madalena Martins, vencedora da edição de 2010, integrou a INSerralves e conseguiu construir a Bicho de Sete Cabeças. “Chegou só com o embrião da marca e conseguiu crescer até aqui”, explica. Já o Projeto Maraca, vencedor da edição do ano passado, chegou nas mesmas condições e “já está na Alemanha”.