Os portugueses continuam a não confiar no governo. Ainda assim, o nível de confiança registou um aumento no último ano. Os dados são da Edelman Trust Barometer 2012, que registou uma subida de 20 pontos percentuais, dos 9% para 29%, a maior subida no nível de confiança registada entre os 25 países inquiridos.

Apesar do aumento, o Edelman Trust Barometer continua a classificar Portugal como um país “desconfiado”, a par de países como a Suécia e os EUA. Neste barómetro as populações de países como a China e os Emirados Árabes Unidos são considerados os mais confiantes.

O nível de confiança dos portugueses nos meios de comunicação social também aumentou e registou uma subida de 12%. Os jornais e as revistas são os que merecem mais confiança, enquanto os motores de busca online perderam a hegemonia que tinham no ano passado.

Segundo o Edelman Trust Barometer 2012, as instituições que continuam a inspirar mais confiança às pessoas são as organizações não-governamentais (ONG), ainda que tenham registado uma queda em relação ao último ano, de 69& para 63%. Quem registou a maior quebra de confiança foi o setor da energia. Ao todo, uma perda de 14 pontos percentuais, dos 67% para os 53%.

De acordo com Richard Edelman, presidente da empresa responsável pelo estudo, apesar de haver um sinal claro de que os governos não estão a ter bons desempenhos, há um desejo de maior regulação governamental.

O Edelman Trust Barometer 2012 foi realizado entre 10 de Outubro e 30 de Novembro de 2011. O estudo é feito há mais de 12 anos a nível mundial e 2012 é o terceiro ano em que Portugal faz parte da análise, que avalia a confiança e a credibilidade que as pessoas têm em relação a empresas e instituições.