A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos realiza, a 27 de abril, a terceira edição do “World Graphics Day” (WGD). Para celebrar este dia, a escola vai contar com a participação dos mais importantes designers portugueses.

O presidente do Conselho Científico da ESAD e comissariado do evento, José Bártolo, garante que este é um “evento de referência no calendário de design em Portugal”. Para o presidente, ao celebrar, “com esta energia”, o dia internacional do design gráfico, a ESAD está “a afirmar a força do design numa reação ideológica face à crise actual”.

Este ano, o WGD vai contar com a presença de 30 designers (ou estúdios de design), mais cinco do que na edição de 2011. Estes vão ser “divididos em três blocos” e o formato de apresentação é “o da pechakucha” (apresentações de 20 imagens em 20 segundos), explica José Bártolo. O comissariado garante, por isso, mais de três horas de “grande criatividade, diversidade e energia”.

Em relação ao ano anterior, “a novidade” vem, sobretudo, “dessas 30 apresentações novas, 30 seleções diferentes de 20 trabalhos, 30 formas de comunicar”. O comissariado acrescenta que, da parte da ESAD, foram feitas “pequenas adaptações no formato” e garante a existência de “pequenas surpresas”.

O leque de convidados conta com nomes como Sérgio Alves, Inês Nepomuceno, Pedro Serapicos, João Maio Pinto, Marco Balesteros, Royal Studio, entre muitos outros. José Bártolo afirma que a escolha recaiu sob estes artistas pela sua qualidade, “independentemente das características do trabalho, geração do designer, técnicas utilizadas ou clientes com quem colaboram”. Para o comissariado do WGD, “é um orgulho saber” que este é “o único evento, em Portugal, onde é possível ver reunidas três gerações de designers”.

José Bártolo acredita que esta pode ser, “até à data, a melhor edição do World Graphics Day”, até porque “os nomes reunidos garantem a qualidade do evento”. Embora se destine, particularmente, a designers e estudantes de design, o presidente confessa que, na edição de 2011, o WGD “atraiu um público alargado que saiu muito agradado do evento”.

O World Graphics Day realiza-se na sexta-feira, 27 de abril, no auditório da ESAD, em Matosinhos, e tem início marcado para as 14h30. A entrada é gratuita mas sujeita à lotação da sala, pelo que José Bártolo aconselha o público a chegar com alguma antecedência. Como no mesmo dia, pelas 12h00, tem lugar o lançamento do n.º 2 da revista PLI Arte&Design, o comissariado diz que este é “um excelente pretexto para se chegar a Matosinhos ao fim da manhã”.