Desde 2006 que os brinquedos LEGO fazem parte de algumas cadeiras lecionadas na Faculdade de Engenharia da UP. As semelhanças das peças LEGO com os sistemas reais tornam os brinquedos úteis à aprendizagem dos alunos de Engenharia Mecânica, Gestão Industrial, Informática e Electrotecnia. “A LEGO tem a gama Technic, que tem muitas peças que são exatamente iguais às que são usadas na realidade, das quais são exemplo os pinos, as molas, as rodas dentadas ou os atuadores pneumáticos”, refere Rúben Almeida, finalista do curso de Engenharia Mecânica.

As vantagens da utilização dos brinquedos são variadas. O facto de serem facilmente transportáveis e moduláveis e de representarem poucas limitações a nível orçamental e de trabalho tem tornado a LEGO num auxiliar útil aos alunos que, assim, podem fazer experiências que favorecem a prática.

Em disciplinas como Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Servomecanismos ou Sistemas de Automação Industrial, os futuros engenheiros podem pôr em prática os seus conhecimentos de uma forma mais “didática, mas também mais lúdica, o que faz com que os alunos gostem do que estão a fazer”, refere Rúben Almeida.

No próprio departamento de Engenharia Mecânica são realizadas competições de LEGO, o que prova o sucesso da utilização das peças coloridas no ensino da disciplina. “Às vezes realizamos algumas competições de LEGO em que é proposto aos alunos que, num tempo limite, cumpram um pequeno desafio”, revela Rúben Almeida, acrescentando que esse desafio pode passar ela “construção de um veículo que faça um determinado percurso ou que ultrapasse obstáculos”.

No primeiro semestre do primeiro ano, os estudantes que ingressam na FEUP têm uma disciplina denominada Projeto FEUP e, este ano, de acordo com Rúben Almeida, um dos temas propostos para aí ser desenvolvido foi “a utilização dos LEGO no ensino”, o que agradou muito os estudantes que o desenvolveram.

Além da Faculdade de Engenharia do Porto, as contruções LEGO fazem parte do currículo de várias escolas europeias de Engenharia.