O comércio alimentar vai suportar uma nova taxa que é aplicada à segurança de alimentos. Entre 1.600 e 1.800 lojas de todo o país vão ser afetadas e, segundo o “Jornal de Notícias” (JN), João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, afirma que vão haver repercussões “no consumidor”.

O valor da nova taxa de segurança alimentar está entre os cinco e oito euros por metro quadrado. No entanto, o valor só é aplicado às grandes superfícies comerciais, pelo que estão isentas as lojas com menos de dois mil metros quadrados.

A nova taxa vai financiar o “Fundo Sanitário e de Segurança Alimentar Mais”, que visa compensar os produtores agrícolas na erradicação de doenças dos animais e plantas e incentivar a melhoria de qualidade dos produtos.

Após ter anunciado este novo valor, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, considera que “terá um impacto diminuto”, ficando assim “bem abaixo de 0,1% de faturação” das empresas de grande distribuição, ainda de acordo com o JN.