Portugal ocupa, em 2012, o segundo lugar na execução dos fundos comunitários, conseguindo ultrapassar a média dos estados membros da UE.

Portugal só é ultrapassado pela Alemanha (36%) a nível de execução dos fundos, ficando acima da média dos 27 estados-membros (27,1%), de acordo com os dados relativos aos montantes transferidos pela Comissão Europeia.

Segundo a Direcção Geral do Orçamento da Comissão Europeia, Portugal já recebido 35,2% das verbas previstas para o período 2007-2013.

Portugal ocupa, ainda, o primeiro lugar no volume de pagamentos efetuados no âmbito do Fundo Social Europeu, com 3.330,5 milhões de euros que corresponde a 48,7% do total.

As empresas são precisamente a área que tem a taxa de execução mais baixa dos fundos comunitários. Até ao final deste mês deverá ficar concluída a “operação de limpeza”, iniciada a 14 de março e que tem por objetivo libertar 1,15 mil milhões de euros em verbas que foram consignadas a projetos que não executados.

Com o final da “operação limpeza”, é dado mais um passo para o remate da reprogramação estratégica do QREN e serão libertados recursos financeiros para novas apostas a definir.