A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber, esta sexta-feira, pelas 17h00, a fundadora das empresas ZipCar, BuzzCar e GoLoco, Robin Chase. Considerada pela “Time”, em 2009, uma das cem pessoas mais influentes do mundo, a empresária vai falar a futuros empreendedores portugueses sobre “Innovating with Excess Capacity to Achieve Speed & Scale”, numa palestra inserida no ciclo de sessões da UPTEC Talks, que convida empreendedores de sucesso.

O responsável pelo pólo tecnológico da UPTEC, Filipe Costa, afirma que este vai ser “um evento mais especial”, até porque Robin Chase é “uma pessoa com uma experiência muito grande”. A ideia da palestra é, portanto, que a empresária partilhe, “acima de tudo, como se constrói um projeto baseado em tecnologia” de forma a que se consiga “atingir uma estrutura a nível mundial”.

Filipe Costa diz que se pretende uma “atitude muito informal”, focada na “experiência” e na “partilha entre o orador e os participantes no evento”. O responsável acrescenta que já há cerca de 120 pessoas inscritas, pelo que “o objetivo é que a partilha e informalidade no relacionamento se mantenha”. Este espera, ainda, que toda a gente possa sair do evento “com um pouco mais de experiência” e de “motivação para ser empreendedor” e levar “os seus projetos para a frente”.

A inscrição no evento é gratuita, mas é necessária a reserva no Last2tickets (projeto também incubado na UPTEC). Filipe Costa adianta que o bilhete pode ser adquirido até cinco minutos antes do início do evento, mas aconselha os interessados a apressarem-se, pois restam, apenas, “cerca de 20 vagas”.

Filipe Costa manifesta, por fim, “o interesse da UPTEC” para que “toda a comunidade interessada em empreendedorismo esteja presente”.

Convidada da UPTEC Talk é das mais conceituadas empreendedoras mundiais

A empresária é a fundadora e CEO de destacadas empresas no mercado de carsharing, como a Zipcar, a maior empresa de carsharing do mundo, a Buzzcar, um serviço que permite a partilha de carro num ponto de vista individual, e, ainda, da GoLoco, uma comunidade online de ride sharing.

Robin Chase é uma das mais conceituadas empreendedoras norte-americanas, reconhecida nas áreas de design, meio ambiente e inovação. Já ganhou prémios como o Fast Company Fast 50 Innovators, Start-up Woman of the Year e BusinessWeek Top 10 Designers.

A sessão, promovida pela UPTEC, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, a Embaixada dos Estados Unidos, a Escola de Gestão do Porto (EGP-UPBS) e a FEUP, tem início, esta sexta-feira, pelas 17h00, no anfiteatro B002 da Faculdade de Engenharia e prevê-se que seja prolongada até às 19h00.