Foram duas as equipas de estudantes portugueses a participar nas Olimpíadas da Ciência da União Europeia, na Lituânia. A concurso apresentaram-se 40 equipas de 22 países, que disputaram seis medalhas de ouro, 17 de prata e 21 de bronze.

As duas equipas portuguesas premiadas eram constituídas por três membros cada e obtiveram notas de 65,5% e 65%. A equipa vencedora das Olimpíadas era proveniente da Estónia e atingiu 87% da pontuação.

Ao longo dos sete dias em que permaneceram em Vilnius para a realização da prova, os alunos portugueses vencedores, todos com 16 anos, tiveram de solucionar vários problemas nas áreas da física, química e biologia. O grau de exigência das provas é muito elevado, o que implica que os alunos sejam sempre muito bons nas três áreas.

Apesar de esta ser já a 10.ª edição das Olimpíadas, Portugal apenas participou nos últimos três anos, mas nunca foi além da medalha de bronze.

As duas equipas portuguesas vencedoras eram compostas por alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra, Escola Secundária dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia, Externato Frei Luís de Sousa, Almada, Escola Secundária José Estevão, Aveiro, Escola Secundária da Portela, Lisboa e Colégio Nossa Senhora do Rosário.