Quem divulga o PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior em Empresas é a Fundação da Juventude e os visados são os estudantes universitários a frequentar o penúltimo ou último ano do ensino superior, quer seja da licenciatura ou de mestrado.

As empresas oferecem os lugares de estágio que, este ano, são mais de 600 e os estudantes têm de submeter a sua candidatura a partir de hoje, 30 de abril. Este período de inscrição “só termina quando todas as vagas estiverem preenchidas”, garante Susana Chaves, da Fundação da Juventude .

Assim, é preciso fazer a candidatura no site do PEJENE, sendo que cada estudante pode escolher até quatro empresas diferentes. A somar a isto é também necessário que cada pessoa anexe o comprovativo de que ainda frequenta o ensino superior.

Depois, chega a altura de cada empresa fazer a sua seleção e verificar se os candidatos preenchem os requisitos necessários. “A Fundação da Juventude apenas faz uma seleção prévia, porque cada empresa é que faz a sua seleção final dos estagiários”, explica Susana Chaves.

Contudo, para além do número considerável de vagas disponíveis, o estudante pode verificar, no site do PEJENE, a concorrência que determinados estágios estão a ter. A diversidade das áreas de trabalho oferecidas é muito grande, mas determinadas têm mais procura que outras e “há mais ofertas em Lisboa e Porto”, afirma Susana Chaves.

No fim do processo, a empresa entra em contacto direto com o futuro estagiário que pode realizar um estágio de, no mínimo, dois meses, sendo que as entidades, por norma, procuram preencher o período máximo, três meses. O estágio decorre durante os meses de verão e não é remunerado. No entanto, é dado um subsídio de alimentação e transporte e, por vezes, há a possibilidade de algumas empresas atribuírem uma bolsa de estágio.

À semelhança de outros estágios, aqui o estudante também terá de realizar um relatório e será avaliado por um tutor técnico da empresa em questão. No fim desta experiência no mundo do trabalho, cada estagiário recebe um certificado.

Para este ano, na 20.ª edição do PEJENE, o importante, para Susana Chaves, continua a ser “atribuir o maior número de estágios possível, de forma a satisfazer o maior número de empresas e de estudantes”, garante.