Os que se renderam ao póquer online ou aqueles que apenas gostam de jogar solitário têm agora uma oportunidade de experimentar um jogo de cartas tradicional português: a sueca. A Clinic Money, fundada em novembro de 2011, em Leiria, pretende acabar com a ideia de que este é “um jogo para velhos” e oferecer aos jovens uma nova forma de jogar.

Bruno Martins, responsável da empresa, considera que, em resposta à procura do mercado, a Mesa Digital vai reinventar um jogo tradicional português e, ao mesmo tempo, “criar entretenimento e dar espetáculo”. A Mesa Digital não vai substituir as cartas tradicionais, mas sim atualizar o jogo, afirma.

O sistema conta com um ecrã central para todos os jogadores e outro mais pequeno com superfície tátil para cada um. Com ligação à Internet, a ideia é deixar para trás o conceito de “jogar sozinho em frente ao computador” e “sentar os amigos à mesa”.

A Mesa Digital “vai permitir dar mais credibilidade ao jogo”, diz. O jogo, também famoso pelas “renúncias” ou “truques” que os portugueses foram desenvolvendo, acabou por ser desvirtuado quanto às suas regras. Segundo o responsável da empresa, o equipamento vai fazer a sueca voltar à sua origem.

A par de torneios, a Clinic Money também quer desenvolver novos projetos e criar uma versão mais barata para instalar em cafés e coletividades.

Site ensina a jogar à “moda antiga”

Mas não é só na sueca que a empresa está a “dar cartas”. O site Cartadas é outro projeto que a empresa está a desenvolver para promover o jogo. O portal oferece inúmeras possibilidades aos amantes do jogo de cartas.

“Não é preciso saber jogar para entrar no site”, diz Bruno Martins, acrescentando que o site serve exatamente para ensinar quem não sabe jogar este jogo da forma tradicional. O Cartadas.com oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer algumas curiosidades do jogo português e, ainda, criar históricos em torneios, também lá divulgados.