Na noite de sábado, dia 5, para domingo, a lua vai estar 14% maior do que o habitual e 30% mais brilhante.

De acordo com Ricardo Reis, membro do núcleo de investigação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), o fenómeno é justificado pelo facto de “a órbita da lua em torno da terra não ser um círculo perfeito, mas uma elipse”. “Isto faz com que a lua, de vez em quando, esteja mais próxima da terra e, outras vezes, esteja mais longe”, diz.

Quando a lua passa no ponto mais afastado do nosso planeta, o apogeu, encontra-se a 405 mil quilómetros de distância. Quando passa no ponto mais próximo, perigeu, está apenas a 363 mil quilómetros. “O que vai acontecer na próxima noite é uma coincidência de uma lua cheia durante o perigeu. A lua, em relação ao que é normal, nos pode parecer maior e mais brilhante. Por isso é que lhe chamamos uma super lua cheia”, refere Ricardo Reis.

No Porto, caso as condições climatéricas sejam favoráveis e permitam que o céu esteja limpo, a lua pode ser vista maior e brilhante em qualquer ponto da cidade, principalmente durante o nascimento.

O fenómeno da “Super Lua” é cíclico, mas não é raro. A última vez que ocorreu foi no dia 19 de março de 2011 e deverá ocorrer novamente a 23 de junho de 2013. No dia 5 de maio, a lua vai nascer no Porto às 20h12 e deixa de ser ver às 5h40.