A Tuizzi.com, uma “startup” do Porto, criou uma plataforma online que permite comprar, vender e fazer gestão de suportes publicitários exteriores em todo o país. A empresa tem por missão estabelecer contactos com as entidades que alugam os “outdoors” e
as empresas que pretendem publicitar os seus projetos.

Com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e sediada num dos pólos da UPTEC, a Tuizzi é uma empresa fundada por três sócios: Afonso Santos, Álvaro Ferreira e Hélder Fernandes.

De acordo com Afonso Santos, a empresa nasceu em 2007, e surgiu por necessidade. “Fomos contactados por uma empresa que nos pediu um serviço e nós achamos que, para fazer aquele serviço, era preciso um software de gestão de publicidade exterior”, revela Afonso, em declarações à Agência Lusa.

Depressa os dois fundadores principais da Tuizzi começaram a fazer pesquisas na Internet para tentarem encontrar um software que lhe pudesse ser útil, quando descobriram que “havia uma falha no mercado de software de gestão na área de publicidade”. Foi graças a esta falha que Afonso e Álvaro Fernandes resolveram desenvolver, com a ajuda de Hélder Ferreira, “uma aplicação de gestão de suportes de exterior”. A ideia acabou por evoluir e por deixar “de ser apenas um software para ser também uma plataforma de compra e venda”.

Afonso Santos realça que a ideia inicial dos três responsáveis da empresa passava por “criar uma transparência de mercado na área da publicidade de exterior”, uma vez que muitas vezes os empresários tinham dificuldade em contactar os responsáveis pelo aluguer dos suportes exteriores de publicidade. Esta dificuldade acabava por prejudicar quer os anunciantes, quer os proprietários dos suportes.

Vantagens para todos

A plataforma Tuizzi.com traz vantagens para os anunciantes, para os operadores e para as agência de meios. Como explica Afonso Santos, se for um anunciante a consultar, tem a possibilidade de ter acesso a um mapa de Portugal onde estão assinalados “os principais tipos de suportes publicitários exteriores, fotos e informações relativas aos custos da produção, colocação e aluguer do suporte”.

Por outro lado, a Tuizzi beneficia também o trabalho dos operadores, uma vez que detém um software de gestão que permite que “os operadores tenham acesso à gestão dos seus suportes e ocupação, que falam o seu planeamento, registem as suas disponibilidades e tirem as estatísticas sobre a ocupação, tudo isto online”.

A rapidez e a facilidade proporcionadas pela Tuizzi ao mercado publicitário traz ainda vantagens para as agências de meios, que procuram constantemente suportes para divulgação das suas iniciativas. “Disponibilizamos um software recente que possibilita que as agências tenham acesso a essa base de dados e consigam fazer o levantamento de preços e esclarecimento de dúvidas em tempo real”, explica Afonso Santos.

De Portugal para o mundo

Com mais de 2000 suportes registados, a Tuizzi tem capacidade de atender às necessidades do mercado publicitário português. Depois de terem testado o conceito em Portugal, os fundadores da empresa querem apostar na sua internacionalização.

Com presença marcada proximamente em feiras empresariais em Cannes e em Xangai, Afonso Santos, Álvaro Ferreira e Hélder Fernandes pretendem suscitar interesse das empresas para conseguirem arranjar “algum financiamento para conseguir suportar os custos de ir para o estrangeiro.”