Entre as inúmeras referências à ponte D. Luís e ao histórico barco rabelo, as lojas de recordações do Porto apostam também em outros produtos tradicionais de outras regiões portuguesas. Exemplos disso são os tradicionais lenços minhotos e as miniaturas das guitarras portuguesas, espalhadas pela maior parte destas lojas.

No entanto, há uma figura que se destaca pela sua frequência e variedade. Seja em forma de estátua, ímans, azulejos, crachás, porta-chaves, saca-rolhas, quebra-nozes, brincos e até como um presépio, o Galo de Barcelos surge em todos os tamanhos, feitios e preços nas lojas de recordações do Porto. Apesar de não ser um símbolo da cidade, a “imagem de marca” de Barcelos é o produto que mais desperta a atenção dos estrangeiros, por ser algo tradicional e associado a Portugal em todo o mundo.

A maioria dos estrangeiros que procura o Galo de Barcelos não conhece a verdadeira história do símbolo e, por vezes, é precisamente no ato de compra que têm contacto com a lenda. Mas por que é que os turistas preferem o Galo?