Às 23h00, os Azeitonas subiram ao palco do Queimódromo para fazerem o público vibrar ao “ver” os aviões. A adesão ao concerto da banda portuense, formada em 2002, foi muito grande e os estudantes cantaram bem alto algumas das músicas mais conhecidas.

O auge do concerto ocorreu quando o grupo interpretou o seu mais recente sucesso, “Anda comigo ver os aviões”, que foi cantado em uníssono pelos estudantes que assistiam ao espetáculo.

Daniela Couto, estudante de Radiologia da Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto (ESTSP), revelou que o concerto foi “melhor do que aquilo que pensava”, opinião partilhada pelo colega de curso Xavier Carvalho, que defende que, “apesar de não ser uma pessoa que ouça muito os Azeitonas“, depois de ter assistido ao concerto vai passar a “ouvir muito mais”.

Anda comigo ver os aviões“, “Quem és tu miúda?” ou “Nos desenhos animados” foram alguns dos temas que a banda apresentou.

Os Azeitonas fizeram sucesso no palco do Queimódromo mas muitos eram os estudantes que, às 00h50, esperavam pelo início do concerto de Rui Veloso, o cabeça de cartaz do terceiro dia da Queima.

O cantor portuense cantou, para uma plateia ao rubro, alguns dos seus maiores sucessos e canções como “A paixão“, “Nunca me esqueci de ti” e “Porto Covo”.

Mesmo com a chuva torrencial que se fez sentir a partir do final da primeira metade do concerto, muitos dos estudantes que assistiam ao concerto não abandonaram o recinto e fizeram questão de ver o espetáculo até ao fim. Após o final da atuação, os estudantes não pararam de chamar pelo nome de Rui Veloso, fazendo-o voltar ao palco onde terminou o concerto com “Não há estrelas no céu“.

Assistir aos concertos na primeira fila

André Marinho, aluno da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, fez questão de assistir ao concerto de Rui Veloso na primeira fila. “Acho que ele esteve bem em palco e conseguiu animar as pessoas”, refere o estudante. Mas nem a chuva fez André abandonar o Queimódromo. “Sou grande fã, portanto teve de ser”, acrescentou

A acompanhar André estava Cláudia Sousa, estudante de Direito, que confessou ter gostado muito do concerto de Rui Veloso, uma vez que é ele o seu “herói de infância”. Ficar na primeira fila não é fácil e, por isso, os estudantes marcaram o seu lugar às 21h30, para garantirem um lugar privilegiado nos concertos da terceira noite.

“Atuar no Porto foi uma bênção”

E se a noite foi especial para alguns jovens que assistiram ao concerto, não foi menos especial para quem esteve em cima do palco a atuar para centenas de jovens. Em entrevista ao JPN, Rui Veloso contou que está a viver “um ano complicado, com pouco trabalho”, pelo que o concerto na Queima das Fitas do Porto foi “uma bênção”.

Na primeira parte do concerto, Rui Veloso afirmou não ter noção de que “estava a chover tanto” e só quando saiu do palco pela primeira vez e se molhou é que se apercebeu de que “estava a chover imenso”.

Impressionado com a reação do público, que insistiu em ouvir o seu concerto até ao fim, o cantor declarou, em tom de brincadeira, que no lugar deles se tinha vindo embora. “A não ser que gostasse muito do músico. Mas pelos vistos eles gostaram e ficaram”, rematou.