A 7ª. edição do ciclo de cinema “A Justiça no Cinema” começa já esta quarta-feira, 9 de maio, com a apresentação do filme “Barba Azul/Monsieur Verdoux”, um clássico realizado por Charlie Chaplin, no Teatro do Campo Alegre. O evento foi organizado pela Associação Jurídica do Porto (AJP), em colaboração com Direção Regional Norte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, o Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e a Medeia Filmes, e decorre, todas as quartas-feiras, até 30 de maio.

Ricardo Nascimento, da AJP, afirma que este é o evento mais importante para a associação. “A ideia é passar filmes que tenham temática jurídica e no final do filme faz-se um debate sobre o tema do filme com convidados de diferentes áreas”, explica. O evento pretende “cumprir uma dialética de perspetivas sobre diferentes formas de se analisarem temas jurídicos”, o que diz ser o estatuto da associação.

Entre os especialistas que vão participar no debate estarão Dario Oliveira, diretor do Festival de Curtas de Vila do Conde, Manuel Loff, historiador e e docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, António Roma Torres, crítico de cinema, e Luís Cardoso Rocha, presidente da direção da AJP, entre outros.

Além de “Barba Azul” (1947), os clássicos “Caso Pinochet” (2001) , de Patrício Guzmàn, “Isto não é um filme” (2010), de Jafar Panahi e Motjaba Mirtahmasb, e “A sede do mal” (1958), de Orson Welles, foram o resultado da colaboração com a Medeia Filmes.

Os clássicos variam entre a ficção policial, como é o caso de “A sede do Mal”, os filmes inspirados em histórias verídicas, como “Caso Pinochet” e “Barba Azul”, e o documentário mais experimental, “Isto não é um filme”, que conta o dia a dia de Jafar Panahi, cineasta que se encontra em prisão domiciliária durante vários meses, à espera do resultado da sua sentença.

A iniciativa está aberta ao público geral, o preço dos bilhetes é de quatro euros e a reserva pode ser feita por telefone para o Teatro do Campo Alegre.