Claire Lomas tornou-se na primeira pessoa a correr uma maratona utilizando um fato biónico. A britânica de 32 anos completou a maratona 16 dias depois desta ter começado.

O exoesqueleto utilizado por Claire para percorrer a maratona é da Rewalk e foi criado por Amit Goffer. De acordo com o “The Verge“, Claire Lomas ficou paralisada da cintura para baixo após ter partido o pescoço, em 2007, enquanto andava de cavalo.

Em janeiro deste ano, foi-lhe emprestado pela Rewalk o fato biónico com a finalidade de percorrer a maratona de Londres. O objetivo era angariar dinheiro para o projeto “Spinal Resarch”, que tem como finalidade pesquisar na área da paralisia causada por lesões nas costas e pescoço.

Os sensores do exoesqueleto, juntamente com o computador inserido no fato, detetam as mudanças no peso e no equilíbrio, o que faz com que se inicie os movimentos nos membros inferiores. Esses movimentos são realizados através de pequenos motores que se alimentam por uma bateria incluída numa mochila integrada no fato.

Segundo o jornal britânico “The Telegraph“, Claire não apareceu nos resultados oficiais nem ficou qualificada para receber uma medalha, pois os participantes tinham de acabar a corrida no mesmo dia em que começam.

Contudo, foi recebida com aplausos pelas pessoas que se encontravam presentes, inclusive os participantes que voltaram ao local de chegada. A britânica recebeu, ainda, uma medalha, não pela competição, mas sim pelo seu feito.