Os 23 selecionados de Paulo Bento apresentam uma média de 27 anos de idade, sendo que o mais velho dos selecionados é Ricardo Costa, que completa 31 anos antes do começo do Europeu. O mais jovem selecionado é Nélson Oliveira, com apenas 20 anos. A altura média da seleção é de 1,81 metros – Rui Patrício é o mais alto (1,91m) e João Moutinho o mais baixo (1,70m) -, enquanto o peso médio é de 85 quilos.

Cristiano Ronaldo, apesar de contar apenas com 27 anos de idade, é o jogador da convocatória que mais vezes vestiu a camisola da seleção – 88 vezes – e também o jogador com mais golos por Portugal (32). Por outro lado, os menos experientes são Beto, Custódio e Miguel Lopes, que nunca envergaram a camisola das Quinas anteriormente.

Ainda assim, não são os únicos a estrear-se em fases finais: Carlos Martins, João Pereira, Varela e Rúben Micael também estão na convocatória nacional para uma grande competição pela primeira vez.

Grande maioria atua no estrangeiro

Apenas 9 dos 23 selecionados atuam no campeonato português, distribuídos pelos quatro primeiros da tabela classificativa – FC Porto (3 jogadores), Benfica (2), Sp. Braga (2) e Sporting (2). Ainda assim, é o país mais representado, seguido pela Espanha (7 jogadores espalhados por Real Madrid, Granada, Valência e Zaragoza). Em terceiro lugar, a armada portuguesa do Besiktas, que leva dois jogadores ao Euro 2012, e a Inglaterra, onde jogam Nani e Raúl Meireles.

Os restantes jogadores estão espalhados por Itália (Veloso), Roménia (Beto) e Rússia (Bruno Alves).

Norte, centro, sul, ilhas e até o Brasil estão representados

No que toca à naturalidade dos jogadores, cinco deles são oriundos do Grande Porto – Raúl Meireles, do Porto; Ricardo Costa, de Vila Nova de Gaia; Postiga e Fábio Coentrão, de Vila do Conde e Bruno Alves, da Póvoa do Varzim. O norte é ainda representado por Custódio (Guimarães) e Nélson Oliveira (Barcelos). A Grande Lisboa é também representada por 5 jogadores – da capital são naturais Beto, João Pereira, Miguel Lopes e Quaresma, enquanto Varela nasceu em Almada. O Algarve também está nesta convocatória, com João Moutinho (Portimão).

Carlos Martins (Oliveira do Hospital), Miguel Veloso (Coimbra) e Rui Patrício (Leiria) representam o centro do país nesta convocatória. Das ilhas, surgem dois representantes: o capitão e estrela da seleção, Cristiano Ronaldo, e o médio Rúben Micael. A seleção nacional não leva ao Euro 2012 nenhum atleta originário do arquipélago dos Açores.

No entanto, nem só no território português nasceram os 23 jogadores que vão representar as cores nacionais na Ucrânia e na Polónia. O caso mais evidente é o de Pepe, que nasceu em Maceió, no estado brasileiro de Alagoas, e apenas se mudou para Portugal aos 18 anos. Também Nani e Rolando nasceram fora do território português, em Cabo Verde (Praia e São Vicente, respetivamente), embora sejam cidadãos portugueses desde tenra idade.

Portugal está inserido no Grupo B do Euro 2012, juntamente com Alemanha, Dinamarca e Holanda. O primeiro jogo é na cidade ucraniana de Lviv, a 9 de junho, frente à seleção alemã. Antes da partida para a Ucrânia, a seleção nacional tem ainda dois jogos de preparação: frente à Macedónia no dia 26 de maio, em Leiria, e ante a Turquia, a 2 de junho, em Lisboa.

Confira a convocatória:

Guarda-redes:
Rui Patrício (Sporting)
Eduardo (Benfica)
Beto (Cluj)

Defesas:
Bruno Alves (Zenit)
Fábio Coentrão (Real Madrid)
João Pereira (Sporting)
Miguel Lopes (Sp. Braga)
Ricardo Costa (Valência)
Rolando (FC Porto)
Pepe (Real Madrid)

Médios:
Carlos Martins (Granada)
João Moutinho (FC Porto)
Miguel Veloso (Génova)
Raúl Meireles (Chelsea)
Ruben Micael (Zaragoza)
Custódio (Sp. Braga)

Avançados:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Hélder Postiga (Zaragoza)
Nani (Man. United)
Hugo Almeida (Besiktas)
Silvestre Varela (FC Porto)
Ricardo Quaresma (Besiktas)
Nélson Oliveira (Benfica)