A Qüir é uma nova revista de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros (LGBT ) que chegou às bancas este mês. A ideia da criação desta revista partiu de Marisa Teixeira, diretora da mesma, juntamente com Hugo Fernandes Lourenço, o seu editor. O aparecimento da Qüir surgiu para preencher a lacuna, deixada em 2009, pela Com’Out, antiga revista LGBT.

Marisa Teixeira e Hugo Fernandes Lourenço fizeram parte da equipa da Com’Out aquando do seu encerramento. Ao JPN, Hugo Fernandes Lourenço garante que a Qüir “é um projeto que faz falta em Portugal”, razão pela qual decidiram arriscar e lançar a revista.

Um dos principais objetivos desta revista é informar. Por isso, a Qüir pretende estar atenta aos assuntos da comunidade LGBT. O editor diz que “o objetivo é, acima de tudo, mostrar informação sobre a realidade LGBT portuguesa e internacional”, acrescentando ainda que “faz sentido haver uma revista LGBT que traga para o público em geral os assuntos que dizem respeito a estas pessoas”. “É informação sobre a realidade dessas pessoas em Portugal que, infelizmente, ainda é muito escondida e muito mal aceite”, explica.

Apesar de ainda ser difícil tirar conclusões sobre o sucesso da revista, Hugo Lourenço Fernandes assegura que a equipa aprendeu muito com as pessoas que se cruzaram no seu caminho. “De facto, está a correr bem e está a ser giro, acima de tudo porque é uma revista nova”, fala.

Para Hugo Fernandes Lourenço, um dos maiores desafios de um orgão de comunicação é a credibilidade e o caso da Qüir não é exceção. Por isso, é necessário “ganhar credibilidade na informação” e “ouvir todas as partes envolvidas”. “Apesar de sermos uma revista sobre a temática LGBT, não podemos ser uma revista tendenciosa”, atesta o editor.

Além da edição em papel, a Qüir aposta também no online, com o seu site oficial e página de Facebook. Neste momento, a revista é distribuída nos distritos do Porto, Coimbra e Lisboa. A edição impressa custa 3,50 euros e a edição digital 2 euros.