Para os mais ocupados ou os mais preguiçosos, seja qual for a desculpa para saltar a hora do ginásio, pode ter chegado a solução. O GymPact é uma aplicação gratuita para smartphone que o obriga a cumprir o estipulado e o recompensa por fazer exercício físico, pagando-lhe para o fazer. 50 cêntimos é o mínimo que o GymPact lhe paga sempre que for ao ginásio cumprir o plano de treino. Mas nem tudo é favorável. Sempre que não for, a aplicação cobra-lhe cinco euros. No entanto, se for dedicado e não faltar durante dois meses, pode ter um retorno de 30 euros, equivalente a uma mensalidade média.

Para começar a usar o GymPact basta ter um iPhone (e, brevemente, estará disponível para Android e HTML5, também), descarregar a aplicação e criar um perfil com acesso ao cartão de crédito e com os dias em que se compromete a treinar – que podem variar todas as semanas. O mínimo é um dia por semana e treinos de 30 minutos.

E não pense que pode enganar o GymPact. A aplicação tem mais de 40 mil ginásios na sua base de dados e um localizador constantemente ligado a GPS, que sabe sempre onde está. Sempre que chega ao ginásio basta informar a aplicação através do botão “Check-In” e esta confirma a localização.

Mas há que cumprir as regras e, por isso, se sair antes dos 30 minutos mínimos de exercício, recebe um aviso de que o seu exercício fica cancelado se não voltar atrás para completar o que falta. Caso fique doente, tenha de trabalhar ou vá de férias, pode cancelar ou congelar o contrato da semana até à meia-noite do domingo anterior. Se assim não for, é necessário uma desculpa legítima e convincente e apenas acompanhada de um atestado médico.

A ideia surgiu a Yifan Zhang e Geoff Oberhofer no meio das aulas de Economia Comportamental, em Harvard. “A economia comportamental mostra que aliar incentivos monetários a coisas concretas e fáceis de conseguir, como ir ao ginásio, é muito eficaz”, afirma Yifan Zhang. “As pessoas não gostam de perder dinheiro e esta é uma das grandes motivações, mais ainda do que ganhar”. E parece resultar, sem precisar de muito investimento. O dinheiro que cada um ganha advém dos colegas mais preguiçosos, que falharam a ida ao ginásio.

O valor exato é determinado pelo número de pessoas que não cumpriram o contrato dessa semana. Todos os domingos, Zhang calcula o que arrecadou a empresa e distribui pelas pessoas conforme o número de dias com que se comprometeram. O normal é cerca de 50 cêntimos por treino. Quanto mais pessoas aderirem, maior será a possibilidade de ganho. Os dois estudantes dizem que, até agora, a taxa de sucesso de manutenção de compromissos é de 90%, em relação às 1500 pessoas que já se registaram antes da estreia oficial do produto.