A Junta Metropolitana do Porto (JMP) e a STCP continuam à espera da proposta de estatutos para as duas empresas. O governo quer fundir as duas empresas como parte do plano de reestruturação do setor dos transportes e a JMP espera pelas propostas para o estabelecimento do acordo. O prazo estabelecido depois da reunião com o ministro da Economia já se esgotou, segundo revela hoje Rui Rio, presidente da JMP.

A decisão torna-se, assim, mais urgente pela proximidade temporal com a assembleia geral da Metro do Porto, agendada para o dia 25 de maio. A assembleia terá como objetivo a eleição de novos orgãos, sendo que, para a tomada dessas decisões, é necessaria a apresentação dos estatutos da empresa. Só desta forma será possível contar com a colaboração do Governo para a eleição dos responsáveis pela administração conjunta das empresas.

O Plano Estratégico dos Transportes (PET), que foi apresentado pelo governo em outubro de 2011, pretende ainda analisar a fusão de outras empresas de transportes, como o Metropolitano de Lisboa e a Carris e ainda a Transtejo com a Soflusa.