Já se conhecem mais atividades da Feira do Livro do Porto. Além da homenagem ao portuense Fernando Guimarães, 9 de junho, às 17h30, será transmitido o filme “A Corte do Norte”, de João Botelho. O filme é baseado na obra homónima de Agustina Bessa-Luís, que comemora 90 anos. A sessão vai contar com a presença do realizador.

Nos restantes dias vão ocorrer outras presenças, conferências, debates e atuações musicais. Swinging Rabbits, Nema Trevo, Alfabeta, Mariana Vergueiro Quarteto, entre outros, vão atuar no auditório da feira. Os concertos provêm de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a ESMAE. As sessões de cinema ao ar livre associadas à literatura tem origem na colaboração com o Cineclube do Porto.

O Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa participa na organização de algumas apresentações e debates da Feira do Livro do Porto. “O Murmúrio do Mundo”, uma viagem pela Índia com Almeida Faria, “Para que serve a Poesia hoje?”, “O encontro Inesperado do Diverso” e “O que arde cura” (de Carlos Tê e Regina Guimarães), são os exemplos da colaboração.

Manuel António Pina e João Luís Barreto Guimarães também vão estar presentes no auditório da Feira do Livro, com “Poesia Reunida”, a 9 de junho, pelas 21h30. Gonçalo M. Tavares e Rui Manuel Amaral vão estar presentes, a 10 de junho, pelas 15h30, também no auditório.

Também se destaca a presença de Sérgo Godinho nos dias 15 e 16 de junho, para apresentar “Caríssimas 40 canções. Sério Godinho e as canções dos outros” e para falar de Zeca Afonso. No dia 16 de junho também vai estar presente Adolfo Luxúria Canibal, para falar de “Actualidade de Marx”.

Avelino Soares, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) espera que a Feira do Porto tenha tanto sucesso como a edição lisboeta, “tanto em termos de afluência de visitantes – para a qual contribuirão, certamente, as iniciativas preparadas -, assim como em termos de vendas geradas”.

O responsável pelo certame adiantou ainda que a edição conta com 250 participantes a nível editorial, “entre participações diretas, chancelas e representações.” Avelino Soares salienta, ainda, “as iniciativas dirigidas ao público infantil, que decorrerão no Bibliocarro, e que são promovidas com o apoio da Câmara Municipal do Porto.”

O mote deste ano é “Há mais vida nos Aliados”, que acompanha uma renovação de imagem da Feira do Livro do Porto.