O Dia Internacional dos Museus foi implementado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de alertar as pessoas para o papel importante que os museus desenvolvem no que diz respeito à cultura.

Para 18 de maio estão, por norma, agendadas várias iniciativas gratuitas. Contudo, as comemorações não se limitam a este dia. A 19 de maio é celebrada a Noite dos Museus, iniciativa instituída em 2005, em França, e que conta também com a adesão de Portugal, através dos Instituo dos Museus e da Conservação(IMC).

Em 2012, celebra-se o 35.º aniversáio deste dia e o tema escolhido é “Museus num mundo em mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”. O propósito é o de desafiar os espaços culturais a reforçarem o seu papel na sociedade.

Entradas grátis para todas as idades

No Porto, são vários os espaços que vão realizar eventos e iniciativas que têm como finalidade comemorar este dia. No Centro Português de Fotografia(CPF) vai ser possível fazer visitas livres, das 10h00 às 18h00, às exposições “Resistência. Da Alternativa Republicana à Luta Contra a Ditadura (1891-1974)”, “Sussurro”, “Recanto do Oceano” e o Núcleo Museológico APV/Colecção de Câmaras do CPF. O CPF proporciona, ainda, das 10h00 às 15h30, visitas orientadas de duas horas, que começam no centro e terminam no Tribunal da Relação, de inscrição gratuita e obrigatória. Para acabar o dia é apresentado, às 21h30, o espetáculo “Camilo: Memorial Revivido”, da responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto. Ainda no CPF, de 18 a 20 de maio, pelas 15h30, acontece o Circuito Museuspaper, a cargo de diversos museus, sem obrigatoriedade de inscrição.

A Casa-museu Guerra Junqueiro tem agendado para o público geral, no sábado, 19 de maio, dois concertos: um organizado pelo Conservatório de Música do Porto e outro pelos alunos do curso de Música Antiga da ESMAE. Neste dia, a Casa-museu tem também preparado uma série de atividades que englobam atuações circenses, teatro, dança e exposições. Para finalizar, dia 20, é realizado ralipaper “Vamos aos Museus”.

Já a Casa-museu Marta Ortigão Sampaio dedica este dia aos mais pequenos, com a apresentação de o “Museu Mágico”, às 15h00. A 19 de maio, pelas 16h00, conta também com a palestra “Acesso à Saúde para pessoas ilegais” – SOS Racismo e Médicos do Mundo, aberto ao público em geral.

Além das visitas guiadas durante todo o dia, o Museu Nacional Soares dos Reis inaugura as exposições “O Museu Nacional de Soares dos Reis. Como nasce e cresce um Museu” e “O Museu e as Universidades. Novos contributos para o conhecimento das colecções”. Não esquecendo também as crianças, às 12h00, este museu apresenta a atuação da Escola de Música Guilhermina Suggia.

O Museu Nacional de Imprensa tem em exibição o “XIII PortoCartoon: comunicação e tecnologias” e realiza ainda visitas guiadas à exposição “Memórias Vivas da Imprensa!. Já a o Museu do Papel Moeda preparou para este dia um circuito pedipaper relacionado com o museu, para todas as pessoas.

É neste Dia Internacional dos Museus que a Casa Infante assinala, pela primeira vez, o Dia do Associado da ATC – Porto Tours. Nesta cerimónia vão estar presentes o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, e o vice-presidente e Vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz.

O Museu do Carro Elétrico comemora, também, o seu 20.º aníversário de abertura ao público. Para marcar este dia, o museu pode ser visitado gratuitamente, entre as 09h30 e as 18h00. A 19 de maio, o Museu do Carro Elétrico vai organizar uma viagem noturna pela linha da marginal num carro elétrico histórico, seguida de uma visita guiada à exposição permanente do museu.

O Oporto Cycle Chic também não quer deixar passar este dia em branco. Este evento realiza-se no dia 19, tem partida às 15h00 da Alfândega do Porto e inclui uma visita ao Museu dos Transportes e Telecomunicações.

Reitoria da UP também festeja este dia

A Universidade do Porto (UP) organizou eventos para os dias 18 e 19, com o objetivo de assinalar esta data. Durante estes dois dias, as pessoas têm a possibilidade de ver gratuitamente, na reitoria, as exposições “Coleção Egípcia“, do Museu de História Natural da UP, “Detalhes da Fascinação Egípcia” e “250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto”.

Na entrada da reitoria vai estar presenta a 5.ª Mostra e Venda de Criadores Portugueses, a Urban Market. Mais de 20 portugueses, de diversas áreas, como o design, joalharia, artesanato e ilustração, vão expor e vender as suas criações.

Também presente nas comemorações da UP está o Jardim Botânico do Porto, que vai ter visistas guiadas. No dia 18, às 17h00, a Fundação Marques da Silva vai inaugurar a exposição “Espaços de Luz e Sombra”, um projeto de estudantes finalistas do curso de Fotografia da ESAP, a partir das casas-sede da Fundação.

Finalmente, na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS), o colóquio “O Mundo é feito por nós? Interrogações sobre em tempo de crise” vai abordar a relação entre os universos da Arte e da Ciência e o seu impacto na história da humanidade.