De 24 de maio a 5 de junho vai-se realizar a 6.ª edição do Porto Restaurant Week, uma iniciativa da “Sabor do ano“.

O evento pretende abrir as portas dos restaurantes a todos os interessados em experimentar refeições gourmet a um preço convidativo de 20 euros. Do dinheiro obtido por refeição, um euro
será doado às asociações Mulheres de Vermelho e Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina (ACISJF).

De acordo com Vitória Sousa, membro da organização do Restaurant Week, o evento é, essencialmente, um “projeto de responsabilidade social” desta “instituição do setor agro-alimentar”.

O objetivo principal do Restaurant Week passa pela “democratização da restauração”, abrindo as portas dos “restaurantes top” a todas aquelas pessoas que, “no dia-a-dia, não têm oportunidade de ir”. Assim, através do Restaurant Week, “podem experimentar, unindo a essa experiência uma causa social”,refere Vitória Sousa.

As novidades desta edição

O processo de inscrição no Restaurant Week é simples. Os interessados devem aceder à página do Sabor do Ano e clicar no item referente ao Restaurant Week. Depois, basta selecionar o restaurante que pretendem. “Cada página do restaurante tem um botão da Best Tables que permite efetuar a reserva a qualquer hora do dia. Basta colocar o dia, o número de pessoas e a hora a que pretende ir ao restaurante” refere Vitória Sousa. Este ano, verificou-se uma mudança no portal de reserva online do My Table para o Best Tables.

Além do portal Best Table, outra das novidades deste ano trata-se dos postais colecionáveis. “Nas edições anteriores, funcionavamos com umas caixinhas onde o cliente depositava um vale. Este ano, mudamos a metodologia, fazendo um postal que funciona como uma recordação que o cliente leva para casa”, afirma o membro da organização.

Este postal funciona, simultaneamente, como uma garantia de que se está a contribuir, e será atribuído pelos restaurantes aos clientes. “No verso do postal existe uma zona personalizável onde o restaurante põe um carimbo, um autocolante ou uma assinatura do chefe para que estes postais sejam colecionáveis”, defende Vitória Sousa.

Dos cerca de 26 restaurantes que se associaram à iniciativa, existem alguns que participam, este ano, pela primeira vez.

Cinco edições com balanço positivo

Em Portugal, a primeira edição do Restaurant Week realizou-se em maio de 2009. A iniciativa chegou ao Porto em outubro do mesmo ano. Em 2010, o evento alargou-se a Loulé e, em 2011, Cascais recebeu a sua primeira edição.

“Este é um projeto que corre muito bem e que nos surpreendeu. Começou como uma pequena graça e não tínhamos noção que poderia atingir tal mediatismo”, declara Vitória Sousa.

Apesar de ser na cidade de Lisboa que o Restaurant Week serve mais clientes, no Porto cada edição tem servido cerca de cinco mil refeições.

As expectativas para mais uma edição do Restaurant Week são muitas. De acordo com Vitória Sousa, “à medida que o projeto vai ganhando notoriedade, vai tendo cada vez mais divulgação”, chegando a mais pessoas e fidelizando quem já participou.

Este ano, no entanto, o maior desafio será enfrentar a crise no setor. “A restauração está a sofrer uma grave crise devido às novas medidas e ao aumento do IVA. No entanto, esperamos que o Restaurant Week consiga encher os restaurantes numa época mais baixa”, acrescenta a responsável.

À 6.ª edição da Porto Restaurant Week associaram-se alguns dos mais reputados restaurantes da cidade, entre eles: A Casinha, Artemísia, Brasserie Irene Jardim, Bull & Bear, Casa Branca, Largo do Paço – Casa da Calçada, Cheddar Tea & Fondue, Clube da Gula, Costume Bistrô, Foz Velha, Great, Panorâmico Portucale, Praia da Luz, Mesa e Barão de Fladgate.