Desde sempre que a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) tem atletas de alta competição. A faculdade especializada na prática desportiva é o destino de muitos desportistas de gabarito que pretendem aí complementar os seus conhecimentos.

Filipe Almeida é o atual preparador físico do FC Porto, sendo também um antigo aluno da FADEUP. O ex-aluno revela ter escolhido este espaço de ensino por “considerar que era a melhor faculdade do país”. Sara Oliveira, nadadora olímpica, também escolheu a faculdade de desporto da Universidade do Porto (UP) por essa razão. Apesar de admitir que a localização também era favorável, diz saber que “é a melhor faculdade do país”. A opinião de Manuel Campos, ginasta com participação em competições olímpicas, é semelhante à dos outros entrevistados. O desportista admite ter escolhido a FADEUP por três razões:” por ser das melhores faculdades do país, depois por ser uma faculdade pública e, finalmente, por ser no Porto”.

Para enfrentar os desafios das suas vidas profissionais, os antigos alunos procuraram na FADEUP um suporte. Nuno Mendes, também atleta olímpico na modalidade de remo, diz ter saído ” bastante agradado com o curso”. O que o marcou foram os contactos que fez na faculdade. “Ainda hoje tenho contacto com professores e alunos”, diz. Já Manuel Campos tem uma opinião mais crítica. O ginasta, apesar de agradado com o que aprendeu, gostaria de ter aprendido um pouco mais de “nutrição” e “bioquímica”, para “conhecer melhor o funcionamento do corpo”.

Por seu lado, Filipe Almeida também levou “na bagagem” alguns conhecimentos que lhe foram úteis aquando da sua vida profissional. O preparador-físico lembra com especial carinho os ensinamentos que lhe foram transmitidos por Vítor Frade e António Natal, ambos ligados à sua modalidade predileta, o futebol, e ambos seus professores. Já Sara Oliveira considera que o curso lhe deu as ferramentas necessárias, visto que lhe deu o “conhecimento teórico” para “melhor compreender o que o treinador pede”.

Voltar um dia mais tarde à faculdade para lecionar e transmitir conhecimentos da sua área, não é um objetivo a curto prazo de nenhum dos entrevistados. Contudo, um dia mais tarde, o seu futuro pode vir a passar pela faculdade. Filipe Almeida diz ser uma pessoa que gosta muito de “comunicar”. Como tal, o técnico do FC Porto não descarta um regresso à faculdade “para lecionar”. Manuel Campos, apesar de admitir não ser do seu interesse imediato, por querer ser treinador de alto rendimento, não põe de lado um regresso. “Se, um dia, me surgisse essa oportunidade de dar aulas na faculdade, obviamento que estaria interessado”, diz o ginasta.