A primeira cidade portuguesa a ser escolhida para figurar na lista de Cidades Europeias do Desporto é Guimarães. Após quase meio ano repleto de eventos como Capital Europeia da Cultura 2012, passa a Cidade Europeia do Desporto 2013, juntamente com as cidades italianas de Cremona, Modena e Reggio Calabria, e a espanhola Lorca.

O objetivo da candidatura, entretanto aceite, é “reforçar a dimensão internacional de Guimarães”, explica o vereador do desporto da cidade, Amadeu Portilha, assim como levar à “alteração do paradigma desportivo e social”, ao impulsionar serviços, criar novos empregos e atrair eventos, “gerando riqueza para a economia local”. “Em Guimarães, vive-se o desporto apaixonadamente”, conta.

“Damos continuidade ao processo de apresentação de Guimarães ao mundo – primeiro pelo património, depois pela cultura, agora pelo desporto”, afirma o vereador. Essa continuidade é conseguida “fomentando uma nova vaga de promoção turística e de atração de visitantes”, seja pela “organização de atividades e eventos desportivos” ou mesmo pela “disponibilização de espaços e equipamentos para acolhimento de provas internacionais”.

Agora que é, oficialmente, Cidade Europeia do Desporto, a ideia é “lançar sementes para o futuro” ao apostar no “domínio do desporto, da prática desportiva e da qualidade de vida” a ela associada, o que passa pela “formação e emprego, cidadania desportiva e investigação científica”.

A entidade responsável pela nomeação, a Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europa), impõe às cidades escolhidas a organização de 24 eventos por ano. No entanto, os vimaranenses pretendem ir mais longe e ter um evento desportivo por semana, ou seja, um total de 52 eventos.

Além desse compromisso, pretendem melhorar “projetos já existentes, investindo em atividades e eventos importantes promovidos pelos clubes vimaranenses”, captar a “atenção das federações nacionais para acolher competições internacionais”, “estabelecer parcerias com universidades do norte do país para o desenvolvimento de estudos sobre a problemática e o fenómeno desportivo em Guimarães”, “apostar na qualificação dos dirigentes e praticantes desportivos”, assim como “incentivar a inovação e o empreendedorismo desportivo”.

Da Cultura para o Desporto

A ACES Europa e a União Europeia escolhem, todos os anos, capitais, cidades e vilas que tenham capacidade para organizar e receber um ano dedicado ao desporto. No caso da Cidade Europeia do Desporto, esta classificação é atribuída a localidades onde habitem de 25 mil a 500 mil habitantes. Não só se pretende uma dinamização a nível desportivo, como um melhoramento da qualidade de vida nas localidades a nível geral.

Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES, visitou Guimarães com o intuito de avaliar as
condições desportivas da cidade, concluindo que esta reune as características necessárias à
receção de um ano desportivo. Amadeu Portilha explica que a autarquia tem seguido o “espírito do desporto para todos” e qualidade de vida, ao apostar em “infraestruturas desportivas e na
criação de serviços de apoio ao desporto e à prática desportiva”.

A candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2013 foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, em novembro de 2012. Segundo Amadeu Portilha, a organização conta apresentar, em breve, uma “sinopse do que está idealizado” para 2013.