Os mais de 37 mil voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome vão estar presentes em superfícies comerciais um pouco por todo o país, nos dias 26 e 27 deste mês. As 19 regiões abrangidas são Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Abrantes, Setúbal, S. Miguel, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Beja e Terceira.

A recolha decorre também na Internet, desde dia 24 e até ao dia 3 de junho. O Banco Alimentar dá a possibilidade de fazer um donativo online, que não exige uma deslocação aos estabelecimentos comerciais. “Alimente esta ideia…agora também online” é o nome do site, introduzido em 2011.

A última recolha online contou com a generosidade de 3.150 doadores que, entre outros produtos, angariaram mais de 45 mil litros de leite e mais de 11 mil quilos de açúcar.

Nos estabelecimentos comerciais decorre ainda a campanha “A sua Ajuda Vale”, até 3 de junho, em que o consumidor pode comprar um vale de determinado produto, que é posteriormente entregue ao Banco Alimentar.

Segundo Rui Leite de Castro, presidente da direção do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, os produtos “mais necessários são os alimentos básicos não perecíveis: arroz, massa, enlatados de peixe e carne, açúcar, azeite e bolachas”, por exemplo.

Portugueses sempre solidários

“Maior do que a crise que nos bate à porta, é a solidariedade dos portugueses”. A crença do Banco Alimentar Contra a Fome não é infundada, pois na última campanha de recolha, em novembro, foram angariadas 495 toneladas de produtos – isto só na área do Porto.

Durante dois dias, cerca de cinco mil voluntários, espalhados por 222 superfícies comerciais, receberam os frutos da solidariedade portuguesa que, por sua vez, chegaram a 85.803 pessoas carenciadas.

A “solidariedade dos portugueses tem-se revelado sempre nos momentos difíceis que o país
atravessou”, afirma Rui Leite de Castro, que está convicto que “o mesmo acontecerá com
esta campanha”, apesar das circunstâncias especialmente atribuladas que Portugal vive.

Segundo dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, em abril deste ano foram
apoiadas mais de duas mil instituições e cerca de 337 mil pessoas. “Doar alguns alimentos pode ser um pequeno gesto individual que assume um grande impacto quando visto globalmente à luz da campanha”, afirma o Banco Alimentar Contra a Fome, em comunicado.