Começou há 19 anos e é hoje um dos dos principais marcos cinematográficos. O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que tem como palco o Teatro Municipal, tem mostrado novos talentos na sétima arte e até mesmo ditado algumas tendências do cinema contemporâneo.

O norte de Portugal vai estar em destaque com um programa especial de quatro curtas-metragens realizadas por quatro realizadores do panorama contemporâneo internacional. Mário Micaelo, diretor do festival, destaca Thom Andersen, Helvécio Marins Jr., Sergei Loznitsa e Yann Gonzalez, convidados para as comemorações.

Não só o cinema internacional estará em destaque. Foram também convidados quatro realizadores portugueses a estrear os seus filmes, como explica o diretor. Nomes como João Canijo, Graça Castanheira e Luís Alves de Matos vão marcar presença no festival.

Como o grande ecrã pode não ser suficiente para todos, o “Curtas” tem procurado chegar a vários públicos. Apesar de, segundo Mário Micaelo, o festival já contar com um tipo de público standard, o único pré-requisito é “gostar de cinema”, diz.

Os que começam de míudos a gostar do cinema vão também ter um espaço em Vila do Conde. Mário Macaelo anuncia que a programação do “Curtinhas”, dedicada ao público mais jovem, vai permitir uma competição dividida em três escalões: maiores de três, de seis e de nove anos. Dos miúdos aos graúdos, o festival vai apostar numa componente multicultural para atrair outros públicos.

“O ‘Curtas’ não é só filmes”

Os filmes-concerto já apresentaram bandas como Tom Verlaine, The Legendary Tiger Man, Dead Combo, Mão Morta, Orelha Negra e Rita Redshoes. Este ano será possível assistir a um filme-concerto muito especial, “Black Bombaim – Titans a Cinematic Experience”.

Se a música não tocar as pessoas, a organização ainda oferece workshops e atliês para pais e filhos. “Os pais podem ir ao cinema e os filhos ficam à nossa guarda”, afirma o diretor. A ideia é superar a história das edições passadas.

Mas como a história do festival já não é curta, as comemorações da 20.ª edição trazem consigo a edição de um livro que compila entrevistas e depoimentos de realizadores e personalidades ligadas ao cinema contemporâneo. O trabalho, fruto de contributos ao longo de duas décadas, tem como objetivo apresentar o contributo e a visão de várias personalidades intervenientes no festival sobre o cinema contemporâneo, através de uma série de entrevistas.

Guimarães: o aperitivo para o prato principal

Os que mal podem esperar pelo Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema vão poder provar as entradas em Guimarães. De 2 a 6 de julho, a Capital Europeia da Cultura vai servir como pano de fundo para uma pequena amostra do que se vai poder ver em Vila do Conde.

O programa vai exibir um dos filmes mais populares de Stanley Kubrick, “The Killing”, e vai servir de “pré-festival”. A ideia é “chamar a atenção para uma aventura que está a servir, em conjunto, a programaçao do Cinema de Guimarães, com o Curtas de Vila do Conde”, diz Mário Micaelo.